Importante!

A manutenção desta página é independente de qualquer instituição conscienciológica.

NÃO ACREDITE EM NADA!
Nem mesmo no que está postado nesta página de internet.
A intenção desta página é relatar debates das tertúlias, e não relatar verdades absolutas.
Questione e pondere tudo com racionalidade.

Tenha suas próprias experiências!


Encerramento das Atividades

Precisei parar com o blog. Mais informações neste post.

Updates deste Site

quarta-feira, 12 de março de 2008

*802. Antirretilinearidade Consciencial - quarta-feira, 12 de março de 2008



*Gente, hoje a tertúlia teve só uma hora.
*Amanhã parece que vai ser novamente às 16 horas a transmissão.


*Download do Verbete em .PDF da página www.tertuliaconscienciologia.org


*DOWNLOAD DA TERTÚLIA EM MP3 - Por favor, escolha um servidor para download...

- RapidShare - ADrive - 4Shared


*LINKS AMIGOS

- 4shared 1 - 4shared 2

- Video 4Shared


*Os astericos

*Gente as partes com um asterisco antes * são comentários do autor do blog, que eu coloco entre o que anoto. E quanto tem um *número, é a altura do arquivo em mp3 em que está o texto. Se estiver um *número e não bater, é porque eu editei o mp3 para tirar os gaps, que são as partes em branco, para vocês não ficarem ouvindo.............. 10 segundos........... de silêncio........... que as vezes aparecem, sem necessidade.


*Parte falada do Verbete

Definologia. A antirretilinearidade consciencial é a qualidade, condição ou característica da vivência da autopensenidade irrefletida, incorreta, irracional, anticosmoética e anticosmolínea, obviamente com desvios, tortuosidades e equívocos, a partir da intelecção, ideação ou pensamento da consciência, conscin ou consciex.

Fatologia: a antirretilinearidade consciencial; a antilinearidade da cognição; a linearidade consciencial anticosmoética; a desrazão; a monovisão; o prospeccionismo intraconsciencial; a autassedialidade fundamental; a desordem intraconsciencial; a confusão mental; a bússola consciencial desvairada; o vetor do pensamento acrítico; os solilóquios doentios; a ausência do descortino pessoal; a debilidade intelectiva; o desequilíbrio intelectivo; a hipoacuidade consciencial; a subjetividade pessoal doentia; o império das fantasias espúrias; a tendenciosidade de ver o lado pior nas realidades; a falta das autorreflexões como hábitos sadios; a falta do estabelecimento de rotinas úteis; a descentragem consciencial; a infradotação consciencial; a desatenção às prioridades evolutivas; a quebra da retilinearidade; a teoria do caos; a leitura tabular antilinear; as inflexões espúrias; a vida sinuosa; a curvatura da genuflexão; a vida em linha reta; a sincronização analógica linear; o modelo logístico linear; a linearidade do alinhamento do pensamento regular; a abordagem linear com princípio-meio-fim; a sucessividade com antecedentes e conseqüentes; a linearidade de fluxos cosmoéticos; a retilinearidade racional da lógica; a Cosmoética retiforme; o código pessoal de Cosmoética (CPC).


O ESTADO DA ANTIRRETILINEARIDADE CONSCIENCIAL

CORTA OU PARALISA AS INICIATIVAS PRODUTIVAS

DA CONSCIÊNCIA, DENTRO DO MECANISMO DA EVOLUÇÃO

LÚCIDA, EM QUALQUER DIMENSÃO EXISTENCIAL.


Questionologia. A condição da antirretilinearidade consciencial apresenta alguma relação direta ou indireta com você, leitor ou leitora? Com referência a quem?


*Anotações

*Me atrasei uns minutes, perdi o gongo hoje…

*00:00

- Esse verbete tem 8 máximos e 31 logias.

- Pensenologia, penúltima linha. Ortopensenenes... correção.

- Exemplologia. Por quê confusão mental é pior do que o surto psicótico? Waldo: porque ela permanece. O surto é um surto, ele para. A confusão permanece. A confusão mental as vezes é um dos problemas maiores da consciência. Difícil mudar, porque tem que mudar a essência, tudo que ela é. Confusão mental, se é modo difícil de pensar? Waldo: não tem memória, mistura as coisas, samba do criolo doido. É o processo do Loche, é problema de cariora (piada). Pessoa: parapatologia do psicossoma ou do mentalsoma? Waldo: no caso a confusão é do mensaltoma, mas as causas disso variam, tem qeu ver cada caso.

- Fatologia, quarta linha: vetor do pensamento acrítico. Waldo: pessoa que não tem crítica, que falta autocrítica e heterocrítica, que falta vetor para racionalizar corretamente, ela não é retilínea. Pessoa: irretilinearidade ocasiona problemas? Waldo: não, ocasiona mais é disperdício, esbanmaneto, tudo vai embora. Ela não vai direto a nada. Perde muito tempo, muita energia. A causa quase sempre é inexperi~encia, infantilidade, a pessoa que não para para racionalizar, que não pensa com lógica. Ela pensa e vai falando, quase sempre pensa depois que fala. Vê se me entende. Apedeutismo, ignorância, não faz isso. Depois que a pessoa está viciada é difícil ela sair. Ela tem que fazer uma reciclagem quase sempre inrtaconsciencial, e isso é difícil. Pessoa: para corrigir a causa. Waldo: tem que fazer registro dos seus erros e procurar consertar. Primeira coisa é na interlocução: corrigir a conversa para ela ficar direta, cosmolínea. Comunicação dela dá para detectar de drieto? Waldo: quando a pessoa fala você vê se ela é retilínea ou não. Você vê o jeito, a orientaçãod o modo de pensar dela. É das coisas mais óbvias que tem. A antirretiliniearidade do pensamento. Agora, para extirpar só a pessoa.

- Pensenologia: fórmula da autopensenização linear. Waldo: pensar antes e falar depois, com o máximo de consisão. Não tem mais nada – lógica. Faz sentido?

- Hoje eu sou obrigado a fazer concisão por causa da voz: vou direto ao assunto, então às vezes o problema da voz ajuda na retilinearidade do pensamento. Acho que eu devo estar precisando né.

- Propõe fazer a tertúlia em uma hora hoje. Waldo fala que não está se sentindo mal, vamos em frente. Falam que uma hora hoje, excepcionalmente.... Waldo dá o ok. Diz que ganhou mais uma hora do horário de verão...

- Taxologia, dos 20 itens, 20 categorias. Falta da retilinearidade pensênica,q ue pessoas tem dificuldade de ordenar as idéias: pessoa começa num ponto e do nada insere paragráfo desconexo. Waldo: isso é a irritilinearidade, a clareza, concisão, é duro. Loche: que dá para fazer igual a pastas os pensamentos e que as pessoas tem dificuldade. Antônio: as pessoas copiam mas não constróem o pensamento, não encadeiam as idéias. O artigo fica cheio de idéias soltas, sem desenvolvimento. O artigo exige que a pessoa desenvolva as idéias, senão o texto fica superficial. Então a profundidade do texto fica diretamente relacionada à capacidade da pessoa elaborar o próprio pensamento e a própria idéia. Waldo: problema é a sequência racional.

- Diagnóstico, da pessoa que pensa antirretilineamente, se a escrita poderia ser boa quando a pessoa fala mal. Waldo: escrita é muito óbvia, que o que a pessoa escreve ela vê. O sério mesom é a fala, que a pessoa não vai direto ao que interessa, não vai ao core. Pessoa: tem jeito de diagnosticar o grau? Waldo: geralmente a pessoa que tem irretilinearidade pega tudo na vida dela. A gaveta dela deve ser uma loucura, isso é a regra, poruqe aquilo tem a intercomunicação das manifestações. Como ela pensa errado, tudo fica errado.

- Pensar errado é a base do que se chama na pensenologia de instabilidade pensênica ou isso tem mais a ver com o emocional? Waldo: é instrabilidade pensênica, mas a causa pode ser emocional. Outra coisa: quando o processo é mutio emocional, é devido à pessoa ser impulsiva, que não para para pensar. Uma pessoa impulsiva vai falando tudo e falando ao mesmo tempo, então isso é um caos e não dá certo. A confusão mental é o fim de tudo isso. Se vocês forem a um hospital psiquiátrico vão ver a pessoa com confusão mental, que não ligam uma coisa a outra, ilhas de pensamento – não tem o continente.

- Pessoa que cronificou, como chega nesse padrão? Waldo: aí é porque os processos mentais já estão degringolados, faltando parafuso. Retilinearidade básica não é falta de parafuso não. É falta de disciplina mental.

- Como corrigir a antirretilinearidade nas decisões? Waldo: pensar bastante e registrar os pensamentos antes: fazer o caderninho antes de tomar uma decisão, principalmente se essa decisão envolve outras pessoas. Isso é muito importante.

- Coesão e coerência, se alguém precisar de ajuda eu que trabalho em letras me proponhoa a judar. Waldo: ela é muito boa em letras hein pessoal, ó, pega, vapiriza! (risos).

- Encadeamneto lógico com as próprias palavras, e a diferença para livros técnicos escritos através de muita consulta. Waldo: vê primeiro o que você não entende e depois vê para o pensamento. As segundas, terçeiras questões aparecem. O problema é consulta mesmo, mas primeiro esclarecer o que você não está sabendo – esclarecimento. Escreve tudo para fazer consulta, que vai acabar esclarecendo a questão. Se vai plantar mandioca, qual a marca da enxada que vai usar? Pessoa: mas eu tive que consultar 500 livros para pegar a idéia básica e colocar no papel.... Waldo: é escrever 150 páginas e publicar só 3. A técnica das 50 vezes mais. Pessoa: Talvez fosse também o caso do Antônioe sclarecer mais também. Antônio: etava conversando aqui, não peguei a idéia.

*19:00



- Pensenologia: desconexão autopensênica. Waldo: o modo de você falar, está desconexo. Fala fala, voa voa e não pousa, não vai aos finalmente, não clareia. Tem que racionalizar tudo antes de falar, pensar tudo antes. É o jeito, certo?

- Autcosmoeticidade e moral. Waldo: se pessoa não tem moral muito elevada, ela é relaxada. Se ela é relaxada ela pode ter antirretilinearidade. Se ela é organizada, é certa, ela já é mais ética (???). A ética ajuda a lógica. Às vezes a ética em um lugar é uma coisa e em outro lugar é outra. Retiforme é a que está de acordo com o contexto e momento evolutivo do local. Uma coisa é falar de ética na Africa,e outra é falar nas Naçoes Unidas.

- inacabativa pessoal, e inteleção inconclusa. Waldo: Inacabativa é o processo da imaturidade, da pessoa não ter maturidade para acabar o que ela pensou. Intelecção conclusa, é quando ela quis mas ficou inconsistente, com argumento fraco, não deu certo, ficou ilógico, irracional. É o jeito do approach, o modo de encarar.

- Gagueira mental, é um caso da irretilinearidade pensênica. Waldo: é um processo de neurociência, do sistema nervoso central.

- Holociclo, com aviso de que era melhor a pessoa fazer tarefas pequenas e bem feitas do que mutias coisas sem qualidade, se isso tem relação com a irretilinearidade. Waldo: sim e tam´bem a técnica de ver a caligrafia da pessoa quando ela chega. A caligrafia msotra a anomia, o caos (???). Ela expondo um pensamento escrito. Se ela não cuida da caligrafia dela, está pouco ligando para si mesma. Pessoa: e a caligrafia dos médicos? Waldo: isso todo mudno mete o pau, já fizeram um levantamento e eles depois não conseguiam ler a própria receita. Isso era para não chamar tnato a atenção, mas hoje em dia a coisa é transparência e também o povo já conhece tudo de remédio, todo mundo sabe. Tem que ter glasnost. É o profissionalismo, tem que ter.

- Retilinearidad e pessoa, momento. Waldo: às vezes a pessoa não combina bem, não fla as coisas corretas com a mulher. Com o passar do tempo aquilo cria uma desavença entre eles, por causa da falta de retilinearidade. Entre vocês que já estudaram muito, já viram um professor que fosse confusino? Eu tive um que era super confusino, o apelido dele era confusino. Tinha que adivinhar o que ele falava, o essencial de cada coisa. Se o professor é assim, imagina então os alunos. Pessoa: filosofia tem muito filódsofo assim. Waldo: tem, e na literatura também, é o gongorismo. Isso é burrice, que a pessoa não tem muita inteligência e tenta tapear, e pensa que o leitor é burro igual a ela. Tem escola que eles estão fazneod na américa latina para matar os outros. Ensinar pessoa a matar outra, isso é o sniper, como é isso. Rasgação de seda do clube do bolinha: fan clube, um com o outro, uma bobagem né. Isso é afinidade. Eu finjo que estou falando corretamente, e você finge que está me escudando corretamente. O editor finge que está publicando um grande trabalho. Todo mundo finge, dá a figidolândia. Muitas das coisas na academia, na faculdade são assim. Olha os mestrados e doutorados. É uma guerra de nervos para passar assim. É tudo poder, esses caras que usam o gongorismo que não tem mutia cabeça, também são todos assim. É o hermético, iniciação, tudo fechado. Agora, estamos vivendo uma época em que isso está ficando tudo bobagem.

- Mutantes são mais um processo de fixação da forma. Pode ter relação com isso, mas não é direto. Pessoa que tem essa irretilinearidad eacentuada, extrafisicamente? Waldo: ela pode ser marionete dos assedidores, porque ela nãot em lógica, não raciocina a cosia com lógica, e pode dar para trás.

- Concentração, relacionar com retilinearidade. Waldo: concentraçãot em qeu relacionar com tudo qeu a pessoa pensa ee screve. A irretilinearidade é falta de concentração antes de tudo. Sem concentração nada funcioan na cosnciência.

- Relação da concentração com a passividade ativa na tenepes. Waldo: isso e´mais sério ainda, porque tem o processo parapsíquico. Aquele rapaz que jogava tenis, de ontem, se ele fosse entrar no parapsiquismo ele ia ir logne, proque ele já dominava o cerebelo. O processo nosso mais importante deposi que já fomos bichos, é dominar a psicomotricidade. O cara que só pensa nisso, é ao operário, o trabalhador. Sem concentração, o tenepessista, homem ou mulher, jamais vai chegar na ofiex, ele não junta as pontas. Esse níveld e concentração é o seguinte: tem usa vontade e itnenção. Depois tem a atenção, pode ser unívoca ou plurívoca, múltipla, multidividida. Esse que é o caminho. Tudo é uma questão de hábito de de viv~encia. Depois que a pessoa começou a viver e dominar o processo, fica tudo mais fácil. A cosia é o seguinte, ver simultaneamnete cinco correntes que estão se desenvolvendo. Agora, fora do corpo você melhro amuito isso, porque exige isso. Voc~e tem que estar gravando as cosias senão esquece. Parapsiquismo é difícil. Todo mundo aí é sensitivo. Porque não desenvolve? Porque falta cocentração. Se não se concentrar no computador, faz tudo errado. Tudo é assim. Tudo precisa de concentração. Agora, existem as deficiências somáticas que atrapalham a concentração. A pessoa esquece o óculos em casa e quer colocar a linha na agulha e não consegue. Isso e´uma deficiência somática. E mexe com a concentração. Agora, os reflexos neurológicos, isso também influi. Tem que estudar. É um caminho. O ideal é cada um ver onde tem boa concentração e onde tem concentração péssima e ver como superar essa situação. Todo mundo tem concentração boa em algumas cosias e péssima em outras. Eu nunca vi alguém que fosse bom em todas as concentrações. A briga é da psicomotricidade com a intelectualidade: cerebelo com córtex. Não casam bem. Há pessoas por exemplo que são unímodas, se manifestam sem versatilidade (???), elas tem jogo de cintura em toda as áreas. Agora o serenão que eu penso é oq ue tem mais jogo de cintura em todas as áreas. Um jeito para a pessoa chegar nisso é ela indagar sobre tudo, procurar sabe sobre tudo. É a indagação, é a pesquisa. Lá no fundo é uma pesquisa. Agora, existem pessoas que são ótimas naquilo que elas gostam. Se ela gosta de uma coisa,e la tem boa memória, ela tem boa concentração, é capaz de debater o assunto... Agora se ela não gsota, tudo isso é ao contrário, ela já começa de má vontade e não consegue fazer nada direito. Isso é uma autohipnose.

*38:00

- Vontade, intenção, dirigindo a atenção para desenvovler a concentração, e essa concentração apurada avi ajudar a desenvolver o parapsiquismo. Waldo: isso, é esse o caminho.

- leitura para desenvolver a concentração, mas com a briga entre o córtex e o cerebelo, é melhor praticar a leitura ou a imobilidade física vígil? Waldo: essas duas são boas, mas o melhor é fazer a reflexão. Ficar pensando sem ler nada. O solilóqui que pode ajudar a pessoa. É uma saída. A coisa mais séria é o pensador. Em segundo lugar vem o leitor. Em terçeiro lugar vem o escritos. Pergunda: mas uma pessoa que tem irretilinearidade, será que ela vai conseguir ficar 3 horas pensando? Waldo: Se ela não conseguir na primeira na décima ela vai conseguir. Tem que insistir.

- Esportistas, que desenvolvem nível de concentração acima de pessoas que praticam a intelectualidade. Waldo: para aparecer, por causa ca concentração. A pessoa ultapassa seus limites. Agora a maioria dos esportistas falam pouco. Eles não falam. Já viu um surfista falar na televisão? Eles tem até ua linguagem própria, um jargão. Então vamos devagar com isso.

- Pensenologia é o laboratório bom. É o ideal, por causa da pensenização, que isso aí vai ajudar. É bom fazer vários.

- Forma da pessoa aferir melhora em termos de retilinearidade? Waldo: é ver se as pessoas estão entendendo melhor o que ela fala. Veja se os outros estão entendendo você. Ver se tem retorno pelo que você fala. A maioria não tem retorno, tem revertério (risos).

- Elaboração do pensamento tem ligação direta com o córtex. A movimentação com o cerebelo. O desequilíbrio aí é que causa a antirretilinearidade? Waldo: problema é você usar 1% de cerebelo e 99% de cérebro. Pessoa: que se tem distúrbio de aprendizagem sabemos que tem a ver com a lateralidade, com tudo isso que é do cerebelo. Então se sai da fonte correto, a alteração acontece no cerebelo? Waldo: é, mas tem antirritilinearidade que sai errada do cérebro – os hábitos, e costumens influem demais nisso. A pessoa que não tem bons hábitos nem rotinas úteis e tudo dá para trás. Pode sair com o problema direto do córtex.

*43:00

*Eleição.... Não foi transmitido o resultado.



*Amanhã vai ser de novo lá embaixo a tertúlia, e também retransmitida às 16 horas.


*Laura
-Excepcionalmente nos dias,12,13,14,15 e 16 de março de 2008, não haverá a transmissão ao vivo da tertúlia nem a votação on-line. A tertúlia podera ser vista as 16hs. O verbete será liberado para download normalmente.

-O verbete que será debatido na próxima quinta-feira dia 13.03.08 é: 803 - CRIATIVIDADE IRRESPONSÁVEL


***

2 comentários:

  1. Excepcionalmente nos dias,12,13,14,15 e 16 de março de 2008, não haverá a transmissão ao vivo da tertúlia nem a votação on-line. A tertúlia podera ser vista as 16hs. O verbete será liberado para download normalmente.

    O verbete que será debatido na próxima quarta-feira dia 13.03.08 é: 803 - CRIATIVIDADE IRRESPONSÁVEL

    Atenciosamente,

    Laura Sánchez
    Coordenação Tertúlias

    ResponderExcluir
  2. Olá André,

    Tem um erro: e quinta-feira e não quarta-feira.


    Abraço
    Laura

    ResponderExcluir

Comentem com opiniões e reflexões.