Importante!

A manutenção desta página é independente de qualquer instituição conscienciológica.

NÃO ACREDITE EM NADA!
Nem mesmo no que está postado nesta página de internet.
A intenção desta página é relatar debates das tertúlias, e não relatar verdades absolutas.
Questione e pondere tudo com racionalidade.

Tenha suas próprias experiências!


Encerramento das Atividades

Precisei parar com o blog. Mais informações neste post.

Updates deste Site

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

*1028. Primeira Ação - Domingo, 23 de Novembro de 2008



**************************************************************************

O texto a seguir não constitui transcrição das palavras do professor Waldo.

Por favor, para saber o conteúdo exato das tertúlias, vejam o vídeo ou ouçam o arquivo de audio no site www.tertuliaconscienciologia.org.

Essas anotações são pontos que eu anotei e que estão sujeitos à minha interpretação.

**************************************************************************


*Não pude ver hoje...

*O texto seguinte constitui anotações gentilmente cedidas por Cida Nicolau. Obrigado Cida!

1028. Primeira Ação - Domingo, 23 de Novembro de 2008.

Leitura do verbete

(por isso que está dentro da experiência da pessoa) A primeira ação é uma coisa muito séria Esse verbete tem 40 logias e 9 máximas Pode aumentar os máximos, antagonismo só faltam 3 Há uma série de considerações para serem feitas – este verbete podia ser muito maior O W. trouxe assim para essa primeira impressão ou 1ª ação, 1ª abordagem para nós entendermos bem o que é que se passa Eu queria aproveitar aqui para mostrar para vocês que alguém pegou para mim na internet o processo do New York Times falso que anuncia o fim da guerra do Iraque e Bush condenado por autatraição – O fim da guerra no Iraque e uma corte indicia Bush como responsável por autatraição – tem os detalhes do jeito que nós falamos – é uma edição falsa do jornal que foi distribuída gratuitamente numa quarta feira em NY por um grupo de associação contra a guerra e a favor dos direitos humanos – vale a pena estudar estas coisas – e ver que o americano fala, mas dentro da hipocrisia dele só fica nisso –eles falam mas não agem – só ficam na superfície – isso é q eu chamo de hipocrisia

americana- eles fazem piada de tudo mas ficam só nisso é tudo Hollywood – a realidade é outra

Pergunta: Em sua avaliação qual seria o melhor tipo de solo do ponto de vista da imanação da geoenergia Resp. é o melhor tipo é aquele aonde a pessoa chega lá e sente as energias entrando pela pré-kundalini , isso pode ser solo de tudo quanto é tipo, o nosso aqui por exemplo, ele tem até um solo até um pouco ácido em certas coisas, no entanto tem energia, o problema é que esses chacras positivas ele não escolhe o solo, deve ser outro motivo que existe isto, que a gente não sabe o que, talvez gente que viveu aí no local que ampliou o processo das energias gravitantes, a gente não sabe

Marcelo: A localidade..... na Escócia

W. lá é um ambiente bom para vamos dizer semear as coisas, plantar, colher, Mas veja os judeus foram para um país deserto e fizeram kibutz, trabalharam o solo, tudo dá, qualquer coisa dá, quando você começa a trabalhar o solo tudo é possível.

Pergunta de Montevidéu- Uruguai: A cidade construída sob solo muito rochosos seriam problemáticos de energia imanente?

Resp. não nem sempre, nós vamos ver por exemplo Minas Gerais que tem lá a rua do amendoim, aonde o magnetismo é tão grande que os carros andam ao contrário e sobe, quer dizer o carro sobe ao invés de descer, eu estive lá na rua do amendoim, isto é um fato por causa do magnetismo da terra, então é preciso de ver o que é que tem nas rochas, há rochas magnéticas e não magnéticas

Pergunta: Que condições o Sr. forneceria uma maior quantidade de energia imanente numa região específica?

Resp. é a condição de melhorar o holopensene da pessoa que vai viver ali, e ela criar uma forma holopensênica que pode ajudar na próxima vida, por exemplo: vocês acham que eu já vivi nessa região aqui?

Alguma vida minha? A rigor não, o Waldo esteve no Brasil, mas aqui não foi local do meu desenvolvimento, das minhas coisas não, e outra coisa quando o Waldo esteve isto aqui era um matão enorme, não tinha nada assim de construção, faz muito tempo.

Agora outra coisa nós estamos aqui com um projeto leitura para todos que é a hostoteca??? que o nosso doutor Alexandre ta levando a eito o projeto Ele é muito interessante, se alguém quiser ver o que está sendo feito é no Jardim São Paulo, então tem uma biblioteca, vocês que gostam da comunicação e da holoteca vão poder entender, aqui tem um resumo e tem também um filme sobre o assunto, se alguém se interessar, vale a pena, qualquer coisa fala com o Alexandre, ele é um pouco calado, mas ele funciona, ele trabalha, ele é caladinho, no canto dele.

De modo geral, temos ai a primeira ação.

Ninguém teve a primeira ação até agora para pegar o microfone, quer dizer que esse assunto não se interessou muito a vocês é isso?

Nós estamos aqui para ver isso, o que vocês acham da situação, olham só até o Julio está ai, é preciso de ver se vai chover hoje, vcs estão seguindo tudo pelo on-line Pergunta : vou perguntar uma coisa super óbvia, mas, então não há dúvida que a primeira ação dentro de todas as ações de um trabalho por exemplo é que existe o maior grau de consciência, de reflexão, de ponderação Resp. o povo gosta de chamar isso de dar o primeiro passo direito, é baseado na primeira ação, coloca o pé direito, é superstição do povão.

Pergunta: a primeira ação seria o ato do kromaion por exemplo, o serenão Resp. é não sei, isso ai precisa saber com o serenão quando é que eles começaram com essa primeira ação, mas deve ter sido uma coisa mais ou menos assim, eu falo kromaion, mas a gente não sabe o que havia antes dele, eu gosto de falar kromaion por que é mais fácil, o problema é a pedra lascada, a idade do fogo, isso tudo é importante falar, a primeira ação histórica de serenão você quer dizer – pode ser que seja – vamos ver né?

Dom Arlindo Pergunta: as ações dentro do processo evolutivo é o encadeamento que vem de longe e continua, o processo evolutivo a gente pega desde a primeira ação daquele contexto?

Resp. tem as fases, vc vai começar o novo patamar, uma nova fase, vc tem que ter uma primeira ação nova, de vez em quando vc tem a primeira ação, toda reciclagem tem uma primeira ação

Arlindo: eu pensei que era dentro de um contexto, na verdade é um encadeamento

Waldo: é isso mesmo

Arlindo: você pega uma que está naquele ponto w. tudo é contexto, qual foi a sua primeira ação de digna de alta expressão neste corpo?

Arlindo: neste corpo, quando eu........

W. vc levou uma maça para a professora na escola, então essa foi a primeira ação

Arlindo: agora dentro deste contexto, por exemplo, aqui tem várias..... a primeira ação do primeiro episodio da série proexológica, na proéxis, tem também essa primeira ação como é que é?

W. o problema todo é o seguinte, quando a pessoa vai desencadear um novo patamar ela tem uma primeira ação, essa primeira ação, a primeira coisa que tem que ver é aquilo que digo sobre a direção ou norte, qual é a direção? Uma pessoa por exemplo, ela tem que ir alcançar lá a porta, o objetivo dela é aquela porta ela começa a dar o passo nessa direção (contrária) ela vai bater na parede, então a primeira ação, uma das primeiras coisas que tem q ser vista é o seguinte: qual a direção, qual norte, qual rumo, qual a rota do roteiro, do itinerário, do trajeto que a pessoa vai fazer, a marcha tem que ser iniciada na indicação correta, isso é a rosa dos ventos, tem a indicação das primeiras ações.

Arlindo: Na proéxis de uma vida, vc vai ter várias primeiras ações, vai ter uma série aqui outra lá W. vai, tem a primeira, segunda, terça, quarta a quinta-feira

Arlindo: não, várias que são primeiras

W. Não, de acordo com a mudança do patamar, são os patamares, são os degraus, isso é inevitável, a vida é assim. Você neste patamar atual por exemplo, qual é a sua próxima primeira ação dentro da sua reciclagem existencial? Tá claro? Esta pergunta vocês todos deviam de responder cada um pra si mesmo, inclusive vc viu Ma.....

Arlindo:

W. Vc quer que eu repita a minha pergunta?

No contexto da recéxis a reciclagem existencial qual vai ser a sua primeira iniciativa, sua primeira abordagem, seu primeiro passo, que vc vai fazer?

Tem uma pessoa que chegou hj aqui falando para mim o próximo passo da pessoa vai ser levar a duplista dele para casa, o w. achou muito digno, vamos ver o que é que acontece com isso, vcs estão de acordo com ele? Então a pessoa vai levar a duplista, vai fazer uma viagem, vai lá, vai pegar a pessoa e traze-la para cá, para fazer uma dupla evolutiva, essa é uma primeira ação boa, digna, de alto nível dentro da Duplologia Que vc acha Roberto, vc não acha que é importante? O w. não está falando que é o Roberto, de modo algum (risos) W. não fez nenhuma direta nem indireta E outra coisa ela já vem vitoriosa, vê se me entende, isso é o máximo, w. está torcendo

Arlindo: o processo evolutivo, um encadeamento, ele não tem começo nem vai ter fim? Sei lá, agora vc corta um segmento, mas o primeiro tem a ver com os anteriores W. e tem a ver com os próximos

Arlindo: ele pode ser assim efeito e causa W. pode, vc não está errado não, analisando filosoficamente perfeito, é isso aí, o W. gosta de ver a hermenêutica do Arlindo, filosófico, vc já viu né? Tudo ele quer explicação, é analítica, é bom.

Arlindo: na quarta debaixo para cima da Fatologia, a reação em cadeia w. qual o raio de ação, isso também é importante, logo em seguida o W.

colocou raio de ação

Arlindo: mas a reação em cadeia está neste contexto W. tá, é isso aí

Arlindo: não tenho mais nada da minha catelinaria, W. a sua catelinaria, vamos dizer a sua exegética, com ele tem que falar tudo em matéria filosófica, fica platônica e etc. ou socrática

Arlindo: o meu discurso é, eu não tenho.....

W. Platão estudou muito o processo de educação, que é uma das coisas mais sérias aqui e você sabe tem uma porção de coisas que eu falo aqui que são parecidas com a de Platão, da República, ele lá, por exemplo:

fala que as ideias são superiores as pessoas, que é isso que o W. fala que o povo tem uma dificuldade de entender, Platão já falava isso W. ele é idealista, eu também acho que as ideias são mais importantes, o que é mais palpável do que esta mesa, do que tudo, são as idéias, pra mim W. o problema também é que a ideia pega o coletivo, ela pega o grupal, então, por exemplo, aquilo que diz respeito a humanidade, é mais importante do que aquilo que diz respeito ao cidadão, ele já especificava isso tudo nos processos da sociedade ideal que é lá que ele andou explicando isto, de forma que o problema é esse, muita coisa diz respeito ao processo de educação, a pedagogia dele.

Arlindo: idealismo platônico tem fundamento, agora...

W. tem. Outra coisa ele condenava os pintores e os poetas porque era tudo na base da imaginação, então era tudo, são imitadores, tudo o que imita não presta, ele achava, o que interessa é o realismo para

alcançar a ???? do objetivo maior, faltou para ele o ? da

cosmoética, falava só em ética mas não especificou, uma cosmoética que serve pra tudo, mesmo fora da cidade ideal

Arlindo: agora, o inatismo de Platão, explicitamente fala de várias vidas, inclusive do intermissivo W. Fala, ele diz a coisa bem clara, se a gente for estudar, o homem era uma cabeça

Roberto: não é sobre dupla não, mas tem a ver W. é sobre Espírito Santo

Roberto: Espírito Santo está em todas, é o seguinte: a tendência do calculismo, pelo calculismo a gente tende a ser detalhista, então no calculo dos cálculos que a gente faz em relação a toda primeira ação, que vc comentou aqui em relação a recéxis né, no geral a gente procura estender este calculo das repetições, então que limite em termo de flexibilidade mais tardia a gente......

que referencial vc usa para lidar com esse limite, que é assim se deixar a gente vai calculando, vai vendo os detalhes, detalhes W. a primeira coisa você não pode ser exigente do jeito que o Monk é, seria um TOC, seria errado, outra coisa, vc não pode exigir excessivamente de vc e nem exigir excessivamente dos outros, vc por exemplo, se vc exigir demais vc vai cair no workaholic, vc pode fazer um suicídio lento, vc vai se matar, vc não pode exigir muito dos outros porque vc tem que respeitar o direito de manifestação das pessoas, então cada um tem a vida do jeito que ele deseja, vc não pode estar regrando a vida das outras pessoas, agora outra coisa vc também não deve usar isso, que até hoje eles ainda usam na Psicologia, na Ciência em geral e na Filosofia, que é tentar convencer os outros, esse para o W. é um dos erros básicos, dos mais sérios que tem e que ninguém combate, todo mundo quer convencer o outro, o W. aqui não, o W. defende o ponto de vista, seriamente, as vezes até com veemência, mas o W. não quer impingir nenhuma ideia em cima da pessoa, W. não faz a cabeça de ninguém, essa que é a diferença, o princípio da descrença, nós temos que estar falando isso todo dia, para acabar com essa veemência das pessoas quererem persuadir os outros, todo mundo é vendedor, aquele que vende menos vende uma opinião, o que que vc acha?

Tô certo ou tô errado? Tem lógica

Roberto: .................. liberdade

W. por isso que a gente tem que estar sempre perguntando tem lógica?

Faz sentido para você? Isso é racional? Entende? A pessoa tem que ponderar, pondere, esse é aquilo que eu já falei aqui, o complemento do princípio da descrença, é o que manda, agora eu vejo Roberto que isso aí que é o mais sério, é aonde o povo estacionou.

Roberto: isso diz respeito a liberdade das pessoas W. na hora que a pessoa erra em querer impingir um ponto de vista pessoal na outra pessoa, acabou já tem doutrinação, já há dogmática, já há demagogia total dentro do assunto, já há uma falácia, a primeira coisa que....

a pessoa se manifesta como se ela fosse a dona da verdade, ela acha que ela está absolutamente certa, que ela está tentando convencer a outra, a primeira coisa que tem que falar, é igual eu falo aqui, eu procuro chegar nesse nível ideal, as vezes é difícil, que as pessoas não entendem a gente, é difícil, por isso que tem que bater na mesma tecla, tem que ter a circularidade, o negócio da exaustividade do detalhismo, mas por exemplo: vc na hora que eu ponho a minha, o povo hoje gosta de usar um verbo que ta tudo errado, mas já...., a hora que vc coloca uma ideia, (não é assim que o povo gosta?) vc posiciona, vc coloca, tudo tá errado, besteirada de Português, mas deixa, todo mundo hoje está usando, na hora que vc coloca uma ideia, a primeira coisa que eu gosto de falar é o seguinte: essa minha ideia ela é temporária, o w. as vezes pode estar até falando uma verdade relativa de ponta, mas ela é temporária, mesmo que ela seja super atual, ela é temporária, - o Arlindo vc está entendendo isso do ponto de vista filosófico, então vamos entender, o w. mesmo julgo essa verpon relativa temporária efêmera e fulgaz, então como é que eu quero implantar isso na cabeça dos outros, para que aquilo....

então veja como o negócio da demagogia, ela é terrível, como a religião, a própria arte, tudo furado, então veja, fazer todo mundo raciocinar filosoficamente é muito difícil, mas a gente pode começar pelo menos, é o que o w. entende aqui, já vão para 6 anos é fazer a pessoa questionar com lógica, primeiro ela questiona a si mesma, depois ela questiona o resto, o resto aí é dentro da pessoa, idéia, Instituição, objeto, realidade, pararrealidade, consciex, é isso aí, o espírito da coisa, a essência da Conscienciologia, tudo depende disso, a alma do negócio tá aí, essa é a mãe de todas as guerras intelectuais que nós temos, vc está entendendo o que o w. está falando? O processo é não persuadir, mas fazer a pessoa pensar, agora uma coisa é certa, eu já provei, eu faço vcs pensarem, se não vcs não estariam aqui, o que vcs estão fazendo aqui, hj é domingo, porque vcs não estão nadando lá oh, que a águamania abriu, desde outubro, que vcs estão fazendo aqui, hein oh aqui pra vcs (banana techinic) então veja isso é questionamento, vc está entendendo o que isso quer dizer? Que vcs estão fazendo, não é só o w. que está fazendo, há um retorno de questionamento, senão vcs não estariam aqui, então veja este retorno é que cria isso que o Arlindo estava levantando a série, a reação em cadeia, a série de reações consecutivas, agora vejam nós temos que levar Roberto essas reações consecutivas conosco, dentro da nossa lucidez, sem esquecer, o problema é que a gente esquece, vai chegar na outra vida, a gente já esqueceu tudo, vem nesse corpo fólico de novo, a pessoa ressoma tem que recuperar tudo que esqueceu, então é isso que é o problema, agora o que eu desejo é que vcs todos tenham retrocognições aos 3 anos, vamos dar um jeito de colocar isso aí, vamos dar um jeito, mas cada um é que tem que por, essa colocação é que é difícil, colocar uma posição de ideia, ou colocar uma assertiva, ou colocar uma afirmação é fácil, agora colocar um modo de ser a partir da consciencialidade ai é difícil, por que é a pessoa que tem que por.

Roberto: entendi, agora quando fato, parafatos ocorrem, por exemplo questão de sincronicidade, ocorre mais fora para dentro, externo em relação a pessoa....

W. isso é importante por causa do impacto, aí é que nasce a impactoterapia, o problema é que dentro da vida que nós temos hoje, dentro da sociedade patológica do hospitalão, a maioria dos impactos que vem de fora são negativos, eles acrescentam pouco, e as pessoas de modo geral, elas tem dificuldade de discernir quais são os impactos aceitáveis, acolhivéis, que vc deve acolher com vc, então é o problema de vc separar as informações, os constructos, as ideias, as comunicações, enfim toda essa parafernália, toda essa inchuvilho?? de informações, de imputs que nós temos para todo lado que nós vamos, tudo isso que nos envolve a todo momento saber escolher o que é que interessa, então a primeira coisa a pessoa não pode ter ansiedade, se uma pessoa tem ansiedade ela não pode escolher os imputs que venham assoberbá-la, ou envolvê-la, arranjar alguma coisa disso racionalmente, ela tem que ponderar, então quando a situação estiver um vulcão explodindo é a hora que vc tem que ficar mais calmo, entendeu? Calma. Agora a hora que o povo já estiver calmo, aí a gente não precisa chamar muita a atenção porque vc tem que estar calmo mesmo, porque os outros estão se vc começar a ficar acelerado?? eles te levam para um hospital psiquiátrico, então o importante é a hora que há uma agitação muito grande, que é a hora que vc tem que ficar tranquilo, então uma das coisas que eu sempre falei que seria até bom falar aqui, uma vez eu tive que falar sobre esse assunto durante muito tempo, numa manhã lá no Instituto, que eu comecei a dar umas aulas lá, que é o problema daquele momento evolutivo em que alguma coisa criou a aceleração das pessoas, vc está entendendo, então é uma hora de ponderação, esse que é o processo da síndrome do pânico individual, e existe a síndrome do pânico coletivo, é aquele cara que chega na Instituição e fala FOGO, pronto, aí todo mundo sai, pisoteia uns aos outros, mata gente, as vezes as portas estão fechadas, então é muito importante ponderar esse momento, a maioria das pessoas não estão preparadas, condicionadas com profilaxia, com pronto socorro pessoal para escutar uma pessoa gritar FOGO, a maioria não está, vcs estão entendendo, e isso é que nós tínhamos que fazer, eu acho, uma vez eu falei até com a nossa turma que trabalha com esse negócio de fazer os ensaios de incêndio sabe contra fogo, eu falei assim precisa de colocar é o povão nisso, vcs só mechem com os aparelhos, só meche com os bombeiros, põe o povão para eles aprenderem, arruma uma multidão para eles verem como é que é, e não pegar aquela pessoa que ta fingindo que foi acidentada ou que pulou do edifício tal, o negócio é por todo mundo para ver como é que é, entende? Eu acho isso mais importante, Eu falei isso pra nossa amiga que vem aí que é especialista, vc sabe quem é né, Rosário, mas vc entendeu?

Roberto: Só mais uma questão neste contexto, então a tendência, um dos efeitos do investimento na autopesquisa é ampliar as ...... de fora para dentro W. abordagem filosófica aos assuntos essenciais através de uma abordagem que na prática seja técnica, então veja ao mesmo tempo que vc é filosofo vc é um cientista experimental, aí é que nós vamos ver a primeira posição ou a primeira ação, a primeira atitude, o primeiro ato, o primeiro passo, esse é o caminho, tem lógica para chegar nessas coisas que eu estou te falando, vc entendeu o casamento que eu tentei fazer para clarear isso.

Pergunta: Na página 27, a Teoriologia, queria que aprofundasse essa ideia.

W. o caso todo é o seguinte, nessa teoria nós falamos que uma pessoa estava com a outra, a outra fez um mal para ela, criou um problema, aquilo houve um mal entendido, durante muito tempo, houve uma desafeição, ruptura e outras coisas mais do ponto de vista social, ela então ai resolve mudar, a primeira coisa, ela tem que perdoar o outro, agora logo que ela perdoa ela tem que praticar a primeira ação como amparadora, seria só o perdão ou ela tem que seguir aquilo?

P. isso tem a ver com a gratidão, ou não?

W. não, não é bem com a gratidão, quem que deve estar grato mais tarde é a pessoa que está sendo perdoada, essa é que tem que ser grata aquela que perdoou e que tomou iniciativa inicial de fazer as pazes, então veja, aqui oh, eu vou ler tudo de novo, Teoriologia: a técnica da primeira ação perdoadora e a prática da primeira ação amparadora, vamos entender bem a condição disso, isso tudo é a primeira ação, agora veja, alguém aí, ainda tem alguma desavença com alguém séria, antiga, há possibilidade de reconciliação, essa primeira atitude, se a pessoa tiver a primeira atitude, ela tomar a primeira iniciativa, se a iniciativa for dela, ela vai ter mais assistência, é sempre assim, é isso aí que os amparadores querem, são as pessoas que tomam atitudes de reconciliação, a reconciliação no caso é a fraternidade, é o entendimento, é a intercompreensão, é a hiperconfiança renascente, ela tem que nascer de novo, é uma confiança que tem que ser reconquistada, refeita, tudo tem uma porção de re nisso ai, não é só reconciliação, não, ta claro?

P. então é assim, a pessoa toma a atitude, de perdoar a outra pessoa, de reconciliar W. não é só perdoar, eu tenho que perdoar, mas eu agora vou recomeçar a conviver com aquela pessoa, então como é que fica o holopensene, o chão que as pessoas vivem, tem que ser o mesmo, entende? É muito fácil perdoar na hora que a pessoa está dessomando ela vira santo na hora, eu quero ver é perdoar e continuar junto, cara a cara, olhando um para o outro, Marco vc tem que olhar para mim não tem jeito, eu pra vc P. Prof. Então a ação perdoadora e a ação amparadora da mesma pessoa, ela toma ação de perdoar e também depois de amparar W. primeiro ela tem que entender aquele processo em andamento, e agora aí é que entra o processo da teoria, porque isso aí, essa primeira ação é perdoadora, mas a prática mesmo é seguir ajudar a pessoa, perdão só por falar, isso é pouco, então vc notou que aqui é teática, isso aqui é a Teaticologia.

P. aqui na Ciclologia o sr. fala do ciclo natural das ações pessoais imperativas e vc fala na Enumerologia na ação evolutiva calculadamente desenvolvida, então a gente deve planejar, calcular a ação, mas ao mesmo tempo vem acontecendo um ciclo natural, eu queria entender..

W. a gente tem que lembrar aquilo que a gente está fazendo hoje vai ser repetido, quando tem a repetição daquilo que nós estamos fazendo é bom a pessoa analisar mais os detalhes desta ação, há ações que vc faz que é uma vez só por exemplo: eu te mando lá para Irlanda, vc vai lá vai ver a cidade, é só uma vez, aquilo não vai se repetir mais nesta vida, isso é uma coisa, agora vc não vc começou a fazer um trabalho de assistência que ainda vai se prolongar pelo menos durante três anos, então esse trabalho à partir de hoje vc tem que olhar com mais detalhes para saber o que é que se passa, porque a repetição tem que ser acrisolada, ou seja ela tem que ser aperfeiçoada, ela tem que ser limada, ela tem que ser burilada, porque vc vai repetir, toda ação que nós vamos repetir mais ela precisa ser estudada quando ela aparece pela primeira vez, a maioria de nós todos esquecemos disto, Vcs que estão anotando as coisas é bom anotar essas coisas, porque a maioria, nunca anotou nada disso P. o sr. poderia dar um exemplo W. aqui oh, vou repetir tudo, eu te mando para a Irlanda, vc vai ver umas coisas que eu te pedi para ver numa biblioteca, vc vai fica três dias, um fim de semana, vc com a maior boa vontade vc foi lá e viu, mas vc não vai mais voltar mais lá, do jeito que aconteceu com a nossa amiga Ana Paula, ela foi lá em Praga, etc e tal, ela não vai voltar mais, possivelmente nunca mais nesta vida, então essa é uma ação, que foi uma primeira ação, primeira e ultima, vc entendeu o que é uma primeira e ultima ação? agora por exemplo: vc vai começar a fazer um trabalho na APEX e durante três anos, vai ter que funcionar lá na APEX e trabalhar com o processo para ter contato com os outros que é o mais bravo que tem que é o contato, isso vc vai ter que saber o que vc vai falar, por exemplo: a nossa amiga Natalia representando a Conscienciologia lá no shopping, como é que ela fala, como é que é o jeito que ela atende a pessoa, aquilo lá é uma ação repetitiva que precisa ser estudada, a maioria aqui oh, as vezes não pensa nisso, tô falando alguma besteira, alguém quer refutar esse fato, oh Roberto vc está de acordo com isso? A maioria não leva em consideração, então a primeira coisa que nós temos que estudar nesse assunto de hoje, o que que é a primeira ação que é a última, e o que que é a primeira ação que vai ser consecutiva, ela vai ser repetitiva, estou falando isso baseado na sua pergunta, ta certo? Clarear mais o que vc está querendo O que é que eu falei que aqui só tem três páginas, mas a gente pode elevar isso para 30, só dando os casos que tem, que existem, a primeira ação, o primeiro ato não é fácil, o primeiro ato não é entreato, uma peça de palco de teatro, vc está entendendo? O primeiro ato é o primeiro ato, o entreato é o que está no meio, agora, por

exemplo: na vida humana aquele primeiro ato, ele pode se repetir muitas vezes, às vezes morre o ator, vai ter que colocar outro no lugar para servir de figurante, para contracenar, fazer o contraponto, vc está entendendo? A vida é assim, então a nossa vida de palco ela é muito mais complexa do que o palco em si P. vc falou que o primeiro ato pode ser consecutivo, ele pode se repetir e ele também pode ser o último, em que caso assim seria o último?

W. o último é esse, presta atenção, o que é que eu falei, a Ana foi a Praga foi lá ver os processos de Lastanosa ela não vai voltar lá mais, agora qualquer coisa eles mandam, vc de vez em quando tem contato, ela tem contato com os outros que agora tem comunicação, já estabeleceu a comunicação, ela não precisa se deslocar para ir até lá, aquele primeiro ato de deslocamento é muito comum, por exemplo: o nosso vai lá em Vitória e vai pegar a duplista dele, vai ser o primeiro ato, ele às vezes não vai voltar mais lá, porque a moça as vezes não vai voltar mais para Vitória, a primeira ação ta certo? Agora por exemplo: se ele tratar bem dela, dar um beijinho na testa toda manhã na hora de acordar isso ai vai ser uma ação continuada, da Duplologia, certo, ta bem claro?

P. pra finalizar na frase enfática o sr. fala que a primeira ação principalmente quando não trivial nem rotineira aí tem relação com aquilo que o sr. falou para o Roberto da impactoterapia?

W. não porque se ela é trivial e rotineira não precisa de falar porque a pessoa ela já está automatizada com aquele tipo de atitude, o que eu estou falando é aquela primeira ação que vai criar um novo horizonte, vc está entendendo? Uma nova panorâmica na vida da pessoa P. ela pode ser um alerta consciencial por ex.?

W. pode, e quase sempre é, toda coisa nova pode ser um alerta, um aviso admonitório, pode ser um despertamento, pode ser ALOU, oh vc ai, vc está entendendo? Pode ser também aquela mensagem com rolo de fumaça dos índios, tudo isso é aviso, entendeu como é que é?

Eliel: só para tirar uma dúvida, toda mudança de patamar evolutivo, ele consiste numa primeira ação antes?

W. sem dúvida, mas não só na mudança de patamar não, toda coisa nova que vc faz, pode até ser uma mudança de patamar negativo, patológico, nocivo, também pode ser, entende? É a primeira ação, outra coisa tudo o que vc vai fazer que é novo para vc, que vc nunca fez, vc é zero km, vc é virgem naquilo é uma primeira ação, tá certo, eu vou te colocar para vc montar uma égua brava lá no curral, vc nunca montou num cavalo vai ser uma primeira ação, a gente tem que olhar, porque a égua é fogo, ta certo, então veja é uma coisa nova, vc tem que preparar isso ai

Eliel: na página 26 na Fatologia, terceira linha de baixo para cima, o sr. coloca a sincronização dos atos pessoais, quando que a gente consegue perceber que está acontecendo nas nossas vidas este tipo de sincronização?

W. olha na verdade tudo o que vc faz há uma sincronicidade com vc mesmo, todo hábito, toda rotina, tudo aquilo que se repete na sua existência há uma sincronicidade, por ex. vc tem horário para levantar?

Eliel: tenho, 6 horas da manhã

W. então as 6 horas, então isso é sincrônico com tudo o que vc faz, observa as coisas que vc faz à partir das 6 horas, há uma série de sincronicidades, porque isso aconteceu ontem, anteontem, trasanteontem, na semana passada, no mês passado, vai acontecer amanhã, depois de amanhã, pós depois de amanhã, o próximo mês, há uma sincronicidade dentro da cronêmica, entende, agora como o negócio é seu, meche com a proxêmica, se vc está em Foz seu quarto de dormir é um só, seu banheiro é um só, a hora que vc vai sair é um só, seu guarda-roupa é um só e por ai vai, então observa o processo da sincronicidade, isso é da rotina, agora por exemplo vc está começando um primeiro passo, uma primeira ação, uma primeira atitude, vc tem que perguntar para vc e depois examinar os fatos se aquilo vai ter sincronicidade ou não, porque as vezes não vai se repetir daquele jeito nunca mais, outra coisa muitas primeira ações, as pessoas pensam que vão ser sincrônicas e não vão ser, porque ela está fazendo tudo errado, da segunda em diante ela começa a consertar os erros dela tudo muda, então a sincronicidade é outra, sincronicidade que eu estou falando do ponto de vista da repetibilidade, envolvendo a mesma pessoa, hoje eu estou fazendo aqui umas abordagens filosóficas, vc me perdoa aí o mal jeito, vc com a sua matemática, mas é o jeito para a gente falar sobre esse assunto aqui, isso aqui é de muita atitude, o processo é filosófico, é terrível, nós temos que enveredar por outros caminhos, para vcs entenderem isso aqui como é que é, por isso que eu coloquei pouca coisa, para a pessoa pensar, agora olha na Fatologia praticamente tem a essência de tudo

Eliel: vc coloca que

W. fala tudo o que vc não entendeu

Eliel: se eu crio dentro da minha rotina útil, leitura, estudo essas coisas, isso vai criando uma sincronicidade natural W. vai, mas eu chego lá e falo para vc assim isso ai que vc está lendo não presta, joga esta estante fora, vc vai ver isso aqui, pronto vai mudar tudo, vc vai ter que ter uma primeira ação, vai renovar tudo aquilo que estava lendo, tudo aquilo que vc repetia, vai mudar, por quê? Porque às vezes o conteúdo do objetivo da sua leitura mudou, isso as vezes é seríssimo, se por exemplo, vc está estudando uns negócios de poesia, vc vai ver que a maioria deles são fininhos, 100 páginas, coisinha à toa, de uma hora para outra, eu brigo com vc e digo vc tem que ler esses livros técnicos, e vou te dar só calhamaço de 1.000 páginas, 800, 500 páginas, tudo vai mudar, modo de ser, o que que vc vai fazer, vc está entendendo o que eu quero dizer

Eliel: to entendendo

W. então veja esses detalhes nas atitudes influem no processo, e na primeira ação é muito importante, detalhes, vc ta entendendo?

Eliel: to entendendo, na página 27 , Perfilologia na Masculinologia e Femininologia, o sr. coloca lá o antenado mentalsomático, como é que a gente consegue ficar nesta condição de antenado mentalsomático? O maior tempo possível W. é a pessoa que se organizou, é aquela que saiu da síndrome da dispersão consciencial, ela está disciplinada, ela está organizada, ela tem método já teático, teórico e prático para viver, então ele é um antenado, então tudo o que acontece ele sabe, por exemplo vc acha que eu sou um cara antenado? Eu sei tudo o que é que eu gosto, o que é que eu quero, uma pessoa traz as coisas sou capaz de falar me interessa ou não, eu não preciso de pensar duas vezes, tudo, a maioria das coisas já se repetiram, eu tenho precedente pra tudo, na minha idade é assim, quando vc chegar na minha idade você vai ver tudo isso, é muito raro acontecer uma coisa nova, se acontece uma coisa nova eu não preciso de anotar, ela é tão nova que ela sobressai sobre todas as outras que são da rotina, entendeu ou não?

Eliel: entendi, fico pensando assim dentro da comunidade conscienciológica, todo mundo chegando 100 anos ou mais próximo disso, todo mundo vai ter um nível de estar antenado mentalsomático violento.

W. é, agora o problema todo é ver as nossas proximidades, os contíguos, são os contíguos, aqueles que estão mais próximos de vc, há próximos mais próximos do que os outros próximos, vc entendeu isso?

Eliel: entendi,

W. isso aí é importantíssimo, nós aqui na CCCI estamos próximos mais próximos dentro das proximidades do grupo evolutivo, que é o problema da família consciencial, a família consciencial é a mais importante de todas as famílias que nós temos, e a pessoa só chega nessa família no fim, a primeira família é a nuclear, é a genética, depois vem as outras, eu já falei isso aqui, vc sabe quais são, tem um monte de famílias, famílias sociais, a família profissional, entende, a família esportiva, tem uma série disso ai, a família por exemplo lúdica, o clube que vc freqüenta, vc tem uma família lá, que as vezes não tem nada a ver com as outras coisas suas, então essa parentela consciencial é da evolução então é a parentela evolutiva nossa, do grupo evolutivo, essa é a mais séria

Adélio: aproveitando a pergunta ali do Eliel, a questão do antenado mentalsomático, a nossa relação com os amparadores, se vc está antenado vc vai poder ter a primeira ação mais rapidamente com relação à interassistência W. se vc tiver antenado com o seu amparador, a sua tenepes vai andar mais rápido, vc vai alcançar a ofiex mais depressa, vc vai errar menos na sua interassistencialidade, vc vai aproveitar melhor o seu tempo, porque o amparador extrafísico ele é uma pessoa que aproveita tudo, vc recebendo qualquer influência da proximidade ou do trabalho dele, quer dizer se ele entrar no seu holopensene, vc vai ficar extraordinariamente assistido por ele, isso vai mudar tudo, vc vai ser um quase amparador, vc ta entendendo como é que é com o passar do tempo

Adélio: um sincronismo maior com ele

W. vc vai ser o reflexo intrafisico daquela consciex extrafísica

Adélio: porque muitas vezes vem aquelas questões né, vc dar o primeiro passo no processo do amparo ....................está sendo amparado W. isso é quando vc vai vamos dizer um contrato de assistência com o amparo de função com o amparador, é a hora que vc começa a tenepes por exemplo, é isso aí

Adélio: porque eu estava pensando também a questão do primeiro passo para a ofiex, seria a tenepes......

W. mas para a ofiex, ninguém precisa de se preocupar com isso, o que é bom nisso aí é esse processo, se a pessoa entra na tenepes, ai vinte anos, já tem tanta coisa que já aconteceu que a ofiex é uma coisa mais do que natural, já esperada, já está tudo maduro, não há mais gap entre ela e a realidade da ofiex aquilo já ficou curial, natural, espontâneo, entendeu?

Adélio: o primeiro passo para a compléxis poderia ser a recin? Por exemplo W. ai depende da pessoa né, por que as vezes ela já fez a recin já algum tempo e ta fazendo, precisa de ver o que é que ela tem de depurar, seria uma recin mais específica

Adélio: vc está pensando em termos de conscienciometria ou até mesmo de reciclagem se vc fosse delimitando primeiro passo para isso é aquilo, e assim vc iria até chegar no limiar no processo inicial no primeiro passo elementar seu também né, se vc fosse.....

a recin é a recéxis de certa forma né

W. não, a recin é o coroamento da recéxis, é aquilo que vem no fim de tudo, primeiro a pessoa tem que fazer a recéxis, não adianta querer fazer a recin antes porque geralmente a maioria não está preparada para isso

Adélio: primeiro passo para a recin é a recéxis W. primeiro a recéxis, depois ela pensa na recin, a mesma coisa, vc quer mudar vc começa pelo trafar que vc vê que vc pode acabar com ele até amanhã, agora o temperamento vai ser a última coisa que vc vai mudar, a regra geralmente é essa, a maioria é assim

Adélio: aquela técnica dos pequenos passos né W. devagar e sempre

Adélio: sugestão aqui para Efeitologia: o efeito cascata e o efeito dominó, se poderia ser utilizado na efeitologia né, efeito cascata porque de certa forma a primeira ação pode gerar esse efeito cascata W. mas tem que explicar que efeito que é esse, querendo vc põe, explica bem o que é que ele quer, não adianta vc falar efeito cascata sem explicar o que é

Adélio: sugestão aqui na Fatologia se poderia colocar sementeira evolutiva, de certa forma vc está semeando W. sementeira é que vem em primeiro lugar, pode por

Adélio: e na Sinonimologia, o sr. chegou a comentar alguma coisa aqui na Fatologia que é o caso do prelúdio executivo W. ah sim mas esse está um pouco distante, não é bom por não, extrapolou Pedro. Prof. Tem uma série de perguntas aqui, ai tem a primeira, o que que determina se a primeira ação é extrafísica ou intrafísica, por exemplo, tem alguns casos que a primeira ação que eu fiz foi numa projeção, depois durante o dia aconteceu o encadeamento que eu não esperava aquilo ali, uma assistência por exemplo, pessoas que eu não via a tempo, né, então no extrafísico eu encontrei, conversei, orientei e depois durante o dia aconteceu uma situação muito parecida, aonde que eu tentei repetir a postura W. sei mas isso ai tem um fenômeno parapsíquico de assistência, a primeira ação às vezes foi do amparador, não foi sua, você...

Pedro. entendi, então a primeira ação extrafísica é do amparador W. primeira foi do amparador depois foi a sua, vc é o executor é o artista, é o ator que foi desempenhar o papel, ta certo? É a caracterologia da situação, por ai Pedro. e qual critério que o sr. usa para definir qual é a primeira ação, por exemplo tem muitas causas que....

W. a primeira ação eu defino pelo resultado, vcs já viram que muitas perguntas que fazem aqui eu respondo com resultado, é o saldo, vcs já viram? Tudo na vida é saldo, é o resultado, não adianta eu fazer uma série de ações se aquilo não teve resultado nenhum, tem que ter, então a primeira ação boa substancial, compactada que tem conteúdo ela tem que ter um fruto, então é isso que eu olho, eu geralmente classifico as minhas primeiras ações na base do conteúdo, por exemplo, nós hoje vamos comemorar o lançamento do livro da Dalva, a nossa querida Dalva, agora o que que se passa vai ser a primeira ação dela como autora, ta certo? Então vamos ver como é que ela se sai no lançamento do livro, você Pedro na hora que vc foi lançar o machadinho lá no shopping vc fez uma vernisage, aquilo foi uma primeira ação do machadinho na sua vida, que que vc acha? Claro? Vcs viram a exposição dele? Pois é, vernisage, alto nível, ta vendo, mas e daí Pedro. Eu queria que o sr. comentasse um pouco da sua experiência na utilização da retrocognição pra isso né W. mas ai agora, é um problema que do ponto de vista prático aqui nesta dimensão, é teórico né Pedro. Mas não poderia ajudar W. sempre ajuda, é o processo da elaboração do pensamento, é elucubração, vc está em formação, vc está constituindo aquela técnica, aquele método, aquele vamos dizer no caso o desenvolvimento de uma série de ações, aquilo então é a estrutura teórica que vc pensou, ta certo? Agora o procedimento é que manda, agora o resultado desse procedimento é que o fruto que eu estava falando, esse é que a gente tem que olhar muito Pedro. Entendi, então não tanto a elucubração daquilo que vai ser feito né W. qual foi o fruto da sua vernisage, valeu, é isso Pedro. Entendi, a síndrome da dispersão antes né, que que eu vejo, tem muitas coisas simples, organização, calculismo, planejamento, agora dentro disso, qual que seria uma primeira ação que as vezes pode faltar para a pessoa que ela não está percebendo.

W. Planejamento é o banheiro, aquilo que eu falo, organização começa pelo banheiro, se o seu banheiro é todo desordeiro ou de desordem ou desordenado ou é um caos, a sua vida toda é um caos, gaveta não, você pode ter uma gaveta que é .jang play??..... isso é normal, agora banheiro é uma coisa séria porque vc , se não organizar o banheiro mostra que vc não tem higiene, o que que vcs acham? Tem saída para isso? Por isso que eu falo banheiro é uma coisa seríssima, quando nós fomos fazer a casa, a 5ª casa, porque a que eu mora é a 5ª casa, que a gente começou com uma casa de favela né, de 32 metros, hoje ela tem mais, é 80% do que isso ai, então agora o que é que se passa, quando nós fomos fazer a 5ª que eu pude dar algum palpite mais sério, eu falei o seguinte eu quero um banheiro assim assim assim, agora, chegou lá o César e foi examinar, eu falei assim a melhor coisa que tem no CEAEC é o meu banheiro, vamos lá para vc ver, ele chegou lá e abaixou a cabeça, agora que que se passa o camarada que estava fazendo o banheiro viu que eu estava fazendo tanta questão de fazer um banheiro bacana pegou uma porção de placas que são caríssimas e raras e deu, então nós colocamos aquilo tudo nas paredes todas, então é tudo branquinho, limpinho, vc vê qualquer bicho que aparece, qualquer coisa que tem e é espaçoso, agora o meu banheiro, sabe ele tem chave por dentro, a pessoa chega lá e fala não entendo tem chave por dentro e por fora, porque é que tem chave o banheiro, porque a pessoa ta ai ta visitando, as vezes quer usar o banheiro, ta na parte de cá a gente ta tomando banheiro, pode usar ao mesmo tempo, agora a parte de fora eu tenho uma esteira aeróbica junto da janela, tudo é o banheiro, agora é uma perfeição, até as gatinhas lá em casa gostam do meu banheiro, eu tenho que estar trancando, porque senão elas entram e gato não pode ficar muito tempo porque as vezes é úmido aquilo faz mal, vc sabe que dá problema nas pernas etc. o bichinho não pode, eles não podem ficar em lugar muito úmido, então vc veja banheiro, pensa bem no banheiro, para começar, se há uma organização de banheiro tudo bem, então as coisas todas devem começar certo, e outra coisa a maioria de vcs começa seu dia pelo banheiro, chato né, mas é né, alguém vai dizer que não? Chato isso, então olha vc quer começar uma vida acertada começa pelo banheiro acertado, vcs estão começando a entender como é que as coisas são sérias, agora veja isso é o levantamento filosófico do banheiro, não há duvida, eu já escrevi sobre banheiro, agora eu nunca trouxe aqui verbete sobre banheiro não né? Acho que não né, eu já falei, já dei até aula sobre isso, eu preciso trazer uma hora, eu tenho muita coisa escrita sobre banheiro, mas olha o que é que vc não entendeu até ai, ficou...

Pedro. Até ai tudo bem, então dá para se dizer que a primeira ação é sempre de ordem prática, intrafísica, não é elucubração que antecede W. a ação diz respeito ao ene do pensene, que é quando a energia atua, presta atenção, não é a ideia, não é a emoção é a ação, o ato, a manifestação, tem lógica Pedro. Entendi P. fala waldo, vou tentar olhar no olho agora então, se eu não tiver olhando vc me fala, então deixa eu perguntar aquele alerta que vc estava dando estou associando com a coisa do caráter de exceção da primeira ação, porque por exemplo gente que tem um tipo de pensamento como o meu de organização, tende sempre a ver o padrão das coisas, como vc também né?

W. e se não tiver cuidado faz igual aquele nosso amigo que fica só na teoria e custa a entrar na prática P. não, o problema não é só da teoria, as próprias ações também seguem aquele padrão e vc quanto mais na rotina menos enxerga de fora ou sobrepaira o circulo de atividades, então é .....

aquele alerta que vc me deu ali é por esse tipo de coisa né, sobrepairar o padrão para tentar não entrar no mesmo erro e ver de fora a situação, a importância, porque a primeira vez ...

W. a coisa mais séria é o seguinte aquela pergunta que o nosso amigo me fez uma vez lá em Niterói Waldo afinal de contas qual o percentual da teoria e qual percentual da prática, aí eu falei com ele, eu há muitos anos eu falo que a teoria é 1% e a prática 99%, que é a vivência, se a gente então for seguir esse detalhe, que é um detalhe rigoroso, realista, extremo de um para 99, vc não vai errar tanto, vc vai acertar mais do que errar, vc entendeu o percentual P. concordo, só que a prática também condiciona, vc tem um padrão de ação também W. lógico P. e esse também é importante que seja sobrepairado para ele identificar qual a importância do momento que é de exceção que é da primeira W. não há duvida P.posso perguntar uma outra coisa, então tem a ver com essa primeira ação que falou de amparo, de reconciliação etc. e naquele outro dia da tertúlia da evitação da evitação estava querendo te perguntar, vc falou dos casos de vc evitar de não falar com a pessoa essa coisa do perdão, eu queria saber o seguinte, as vezes vc sente obrigado como se a melhor coisa fosse não falar por um tempo com uma pessoa, evitar mesmo, temporariamente W. isso é normal, tem os períodos, tudo a gente tem que ver aquilo a hora certa, com a pessoa certa, testemunha certa, no lugar certo, com as palavras certas, a gente tem que criar esse cenário, esse palco adequado para isso senão não vale a pena falar P. então isso pode ser mais inteligente, ético dentro de certas circunstâncias até para vc não concordar com a ação de uma pessoa de um...

W. a gente não concorda e fica calado, a vida é assim P. vc dá esse gelo, vc ficar temporariamente afastado, pode ser uma forma de tares, vc dizer olha eu não estou concordando com a sua....

W. Existe uma técnica profilática para isso, se uma pessoa não aguenta resolver um problema com outro ou ficar na frente dela, ouvir o que ela fala, o melhor é ela sair e ir embora, vai chegar o dia que ela vai amadurecer e vai conseguir conviver com a outra, mas se ela não consegue conviver o melhor é não criar atrito e ir embora, tem uma série de pessoas que usam essa técnica, agora veja quanto mais jovem isso é mais comum, quando a pessoa vai amadurecendo as coisas ou consertam ou deserta? Dá um jeito na pessoa, então é um processo de maturidade aí no caso P. mas que pode ter a sua aplicação então

Arlindo: hoje esse tema aqui tem muito a ver com a vã filosofia, eu peço a permissão de falar a segunda vez, agora na penúltima linha da Fatologia tem a agilização da eficácia pessoal, pelo que eu vi aqui, parece que é a base da autevolução, né, agora desde que seja teático, né W. Agilização da eficácia ela tem que ser feita primeiro pela própria vivência e depois a gente estudar essa vivencia que a gente tem e ver o que que a gente pode acrescentar ai de melhor, só assim que a eficácia vai ampliar, então a primeira coisa é vivência

Arlindo: então, agora pelo que tinha falado antes vc tem um encadeamento de coisas de primeira ação e vai, causa, efeito vira causa, etc., essa agilização da eficácia no tempo nesse encadeamento de coisas ele é bastante complexo W. é complexo

Arlindo: parece que é a evolução

W. é a evolução em si, mas agora veja, ela geralmente é um procedimento particularíssimo, isso é que não pode ser esquecido, vc tem que alcançar a agilização da eficácia em múltiplos setores da vida humana, não é só em um, agora vai chegar um ponto que essa agilização vai contaminar positivamente ou contagiar as suas manifestações em todos os setores, vc aí vai ficar uma pessoa mais eficaz em tudo o que vc faz

Arlindo: é que aqui parece que tudo é pessoal né W. é

Arlindo: agora dentro deste contexto de agilização eu entraria com outro junto a coordenação das ações prioritárias, aqui vc tem uma agilização da eficácia pessoal dentro de uma.. a prioridade acho que já está implicita W. já está implícita, agora olha uma coisa séria é o seguinte, vc falou o negócio do pessoal, é o pessoal que permite o exemplo, esse exemplo então ele vai contaminar positivamente o grupo, então o processo da eficácia ele é contagiante, a favor, se a eficácia é boa né, se é uma eficácia pra ser Sniffer???, atirador de elite não resolve nada

Arlindo: mas aqui parece que está considerando a máxima eficácia possível W. eficácia cosmoética, evolutiva, ta certo isso?

Arlindo: esse processo aqui tudo..

W. outra coisa, vc já notou que isso aí ta no fim aqui do texto

Arlindo: vc pega a Fatologia, vc vê ai é negócio é bem filosófico, como vc falou e tem um monte de deduções que dá para fazer W. isso aqui vai longe, agora a primeira ação vc nota, vcs já leram algum livro com esse titulo primeira ação, pois é, não é muito comum, examinar isso, esse é o motivo que eu pego determinados temas que não são comuns para explicitar mais a coisa porque é o que mexe com a consciência

Arlindo: agora a primeira ação ela também entra nessa eficácia, nessa prioridade e essa primeira ação ela já vem do encadeamento anterior e continua pra frente e dependendo da eficácia da primeira ação vai....

W. vai, e as vezes, essa primeira ação ela estava deficiente ela vai continuar deficitária nas outras até a pessoa mudar a eficácia, por isso que a primeira ação é importante, agora veja a viabilidade econômico-financeira intelectual, social, emocional, pública tudo é importante numa pessoa, então por exemplo, uma primeira ação dentro de uma campanha, dentro de uma empresa que vai ser fundada, tudo tem que se ver essa viabilidade

Arlindo: agora eu vejo em tudo o seguinte a pessoa, eu sei lá, eu pra mexer com a coisa eu tenho que organizar aqui e ali, é um monte de coisas tudo para...não é só W. pra pegar as outras pessoas também, mas aí é uma ação complexa, socialmente complexa, entende, existem ações simples que diz respeito só a pessoa, existem as complexas, compostas, grandes que diz respeito a um grupo

Arlindo: mas eu tenho que organizar várias pra mim e para o grupo também?

W. tem, porque ai vc está saindo do seu microuniverso e indo para um macrouniverso

Arlindo: porque aqui a gente vê as coisas isoladas, mas aqui tem uma interdependência de um monte de coisas de ações, tudo, então o negócio é amplo W. mas tudo depende da sua vontade, da sua decisão, da sua determinação

Arlindo: agora pra essa eficácia ela tem que ocorrer para várias ações W. é isso, vc está certo, é por ai P. prof Waldo o uso da ..., o mapeamento da sinalética parapsíquica pessoal é uma primeira ação?

W. é uma primeira ação do ponto de vista da evolução da paraperceptibilidade da pessoa, o parapsíquismo dela, se uma pessoa não ligar para a sinalética ela nunca vai ter autoparapsiquismo desenvolvido, autoparapsiquismo, ela pode até ter compreensão teórica do heteroparapsiquismo quer dizer a paraperceptibilidade da outra pessoa, mas não dela, então a sinalética pessoal ela é vamos dizer inevitável, insubstituível, não tem jeito P. também pode ser um recurso utilizado para norteamento da primeira ação?

W. dependendo se ação por exemplo é parapsíquica se ela é multidimensional, porque a primeira coisa que vc chega num lugar, vc vai trabalhar com o processo, por exemplo, vc vai num lugar que eles falaram que tem poltergeist, a primeira coisa que vc vai fazer é um sensoriamento do ambiente através das suas sensações, isso é sinalética, vc vai testar, fazer uma prospecção do ambiente, isso é psicometria, isso é sinalética P. pra poder agir, pra ter ação W. e vc vai ver, então vc chega lá e fala assim, o Waldo eu não estou me sentindo bem, é aqui que não presta, o ambiente pior é aqui, às vezes tem ali um bloqueio de energia, energia gravitante negativa no lugar que vc sentiu, agora eu chego pra vc e falo assim vem aqui fora, te levo para uma parte do jardim que a energia é boa, entende? Então isso tudo é a sinalética, isso é que vai mostrar o tipo se está funcionando, ta claro?

P. então se eu não tenho claro aquilo que eu devo fazer se o meu parapsiquismo não me indicou, não serviu como ferramenta para uma melhor escolha de como agir, minha bússola consciencial é não ta digamos muito bem calibrada, na dúvida não faça nada?

W. na dúvida vc se abstenha, coloca o ponteiro consciencial orientando vc em tudo, lembrando assistencialidade, cosmoética vendo o ideal de tudo, esse é o caminho

Loche: projeto arrancada final do tertuliarium

Cristina: vaucher de viagem

Málu: Waldo queria que vc comentasse da importância da visão histórica, da cronologia e da prospectiva parapsíquica na identificação da primeira ação pra poder qualificar todas as outras que aquele projeto demanda por exemplo W. o que vc está falando é o que a gente chama de estréia, de inauguração e de celebração, a primeira ação exitosa, bem sucedida ela cria um processo histórico que é o da celebração, da inauguração, da estréia, do lançamento, da primeira experiência isso é importantíssimo, vc está entendendo, então a cronologia começa por aí, ela desencadeia uma cronologia, assim que a gente entende o processo, isso aí já é um problema matemático, agora dentro da cronêmica

Málu: por outro lado a gente vê assim a maioria das pessoas não identifica essa primeira ação e a importância que ela está tendo porque não tem essa visão anterior e não tem essa visão futura, ela fica isolada W. ela fica isolada só no momento evolutivo dela e isso é um erro

Málu: qual é a atitude para transferir...

W. a atitude é a pessoa estudar história, por isso que eu dou valor para historiografia, nós temos que estudar em primeiro lugar a nossa história, a historiografia pessoal, eu mesmo já trouxe verbete sobre a historiografia, é um verbete sobre história pessoal, tem, pode olhar lá que tem

Málu: sabe porque Waldo a gente identifica que quando está trazendo um fato que foi a primeira ação de algo e foi construído e que agora vai render muitos frutos, as pessoas não identificam a importância daquilo, a maioria W. pega pra mim aqui na enciclopédia na letra h, pra ver se tem a história, é aceleração da história pessoal, 1º volume

Málu: mas como é que a gente pode fazer isso entrar mais na cabeça das pessoas essa importância, porque eu acho que tenho isso, eu identifico com uma certa facilidade W.o Malú a hora que vc pegou o bonde andando, as pessoas já estão andando a situação está lá na frente o ideal é fazer um preâmbulo daquilo mostrando o histórico anterior que não estão conhecendo Málu. entendi, então não tem outra alternativa se não apresentar a história W. no caso aí é todo o histórico, mas esse aí é mais anterior, do que os outros anteriores, vc está entendo, é aquele histórico exato, específico

Málu: tem que trazer o histórico

W. então é muito importante isso

Málu: essa defasagem ela acontee em tudo, os fatos parecem que é sempre a primeira vez W. esse é um dos motivos que eu falo na Paracronologia

Málu: a Para-história

W. que a coisa mais séria que tem é a nossa procedência aonde vê que a primeira ação nossa é intermissivista, foi do curso é aquilo que desencadeou toda essa nossa responsabilidade e esse trabalho que nós temos, hoje um domingo cheio de vida com o negócio todo, tem 115 pessoas aqui dentro, por sinal vcs devem aproveitar que é o último domingo que nós falamos aqui na tertúia, domindo que vem ó (banana

techinic) nós vamos estar lá em cima, tá certo, vcs não precisam mais de descer aqui

Málu: a minha preocupação é com a não identificação de primeiras ações que são importantíssimas, vão ter desdobramentos importantissimos e que não é valorizado, aquilo passa como se fosse uma coisa qualquer W. mas agora para isso é bom chamar a atenção e colocar todo mundo aptodeit??? atualizado através do histórico, a coisa mais dificil que tem nisso ai é o resumo do histórico, e não é por causa daquilo que vc faz não, é na hora que vc apresenta, porque vai falar uma coisa que interessa, isso interessou para o Marcos o outro interessou para a Rosa, fica disperso, dilui, não adiantou nada, vc vai ter que fazer aquilo dez vezes, cada dia vc atende um, nã hoje nós vamos falar no histórico da década de 50, na próxima semana da década de 60 e por aí vai. vc está entendendo, isso é um problema, porque cada um puxa a brasa para si

Málu: e segmenta e ai a gente ve que não é questão consciencial, é segmentação as pessoas recebem informações segmentadas W. tenho 14 perguntas para responder, mas antes eu queria falar uma coisa para vocês, adivinha o que é que está na minha mão, eu estou com DVD enciclopédia da Conscienciologia eletronica, 1.000 verbetes, 3.842 páginas, 178 especialidades, tá falando aqui, a enciclopédia da Conscienciologia é o megaprojeto científico educativo, universalista, interativo, integrativo e interdisciplinar e de cosmovisão da consciência coordenado e desenvolvido no holociclo da cognópolis de Foz do Iguaçu, PR, a Editares em parceria com o CEAEC e a comunicons está lançando a versão eletrônica com 1.000 verbetes e 178 especialidades da Conscienciologia, tá aqui, 75,00 reais, mecanista de busca por letra, por especialidade P. professor eu estava pensando por analogia no processo paragenético, essa primeira ação lúcida, calculada ela levaria a uma modificação paragenética dentro de um contexto esse genético, quer dizer é uma ação minha...

W. pode desde que ela seja profunda, desde que ela seja vamos dizer interativa com aquilo que está sendo feito isso é possível P. então ela tem que ser sincrônica dentro da cronêmica para poder ela ter uma ação paragenética, não é uma coisa muito simples assim, aquela coisa do dia a dia é uma coisa bem....

W. tem que ter uma lógica racional de aplicação no momento evolutivo, senão vc está perdendo tempo, aplicação lógica, racional no momento evolutivo, olha o que é que eu estou falando P. se não for no momento evolutivo, pode ser um estupro W. vc não fixa isso P. pode ser um estupro para o outro também?

W. pode, é verdade, vc pode extrapolar, passar da conta, W. gente olha vou responder aqui as perguntas P. gostaria de entender porque o verbete primeira ação segundo a Tematologia é de tema central neutra, uma vez que na definologia está a primeira ação é a postura do ato inicial evolutivamente prioritário, a definição parece homeostática, W. sim vc tem todo razão, meu companheiro, o problema todo é o seguinte eu desejo que o povo entenda isso e leve para a homeostasia, mas a maioria quando vai fazer a primeira ação faz besteira, então é neutro, não tem lógica isso não? É verdade ou não é? A maioria das primeiras ações nós erramos ou fez a coisa de maneira parcial, incompleta, ainda não é o ideal, isso é neutro, agora eu desejo que todos nós façamos, inclusive vcs, as 115 pessoas que estão aqui, que façam a sua primeira ação, já certinha, sem erro, isso é o ideal P. Fale um pouco sobre a sua primeira ação quanto aos conhecimentos magnos da Conscienciologia W. já faz muitos séculos eu tentei mostrar o esboço disto, as primeiras vezes que eu tentei mostrar acabaram comigo, depois teve uma outra vez que não acabaram comigo, acabaram com o meu trabalho, de modo que essa coisa vem de muito longe, esse é o motivo que eu tenho uma leve assistência extrafísica da história que já tenho histórico

nisso, que é aquilo que a Málu tava ......... não adianta

nada, lembre-se que é que eu falo pra vcs a coisa mais séria na vida humana é nós termos a manutenção da lucidez o tempo todo, se for possível desde a infância, se for possível, lembrem-se as primeiras coisas que eu tive de manifestação parapsiquica foram retrocognições à partir dos 3 anos, 1935 P. A primeira ação é fomentada pela priorização sadia?

W. não, uma pessoa que eu estava falando ai por exemplo, ele pode ser um atirador de elite que resolveu ser o máximo naquilo que não presta, esta não é uma priorização muito sadia não, e pode ser uma primeira ação dele..., por isso que o negócio é neutro P. Em Enumerologia a ação na hora certa, no lugar certo e no momento certo a pessoa que executa esse tipo de feito obviamente tem parapsíquismo?

W. não, as vezes ela tem é lucidez e racionalidade, ela é uma pessoa ponderada, ela não precisa ter parapsíquismo para isso P e o caso da sincronicidade da ação dos amparadores é uma convergência de fatores, inteligência em lidar com a realidade W. ai sim, ai pode ser que tenha o processo de parapsiquismo e tem amparador no meio, a sincronicidade quase sempre tem relação com o problema de assistência, agora se for um guia cego, se for um assediador, pode ter até sincronicidade, porque ele está usando para envolver e desviar essa pessoa, então é preciso de ver, a sua sinalética parapsíquica pessoal, ela detecta, se está tendo contato com amparador, com guia cego, com assediador, com quem, isso é o mais importante P. Na obra antologia dos imortais em quais das muitas escritas será aquilo que vc fala sobre serenão W. olha, vc vai ler ai que ta escrito uma poesia em versos soltos, modernos do Jorge de Lima, que fala lá, olha apareceu, desapareceu, olha bem que vc vai ver que é um serenão P. prof. Tem uma resposta sobre o porque do nosso esquecimento sobre quem somos de tudo que fazemos nesta vida, e após a nossa ressoma voltamos com poucas e pacas retrocognições W. o problema todo, isso existe para nos ajudar, se vc fosse lembrar, que o filho acabou com vc há três vidas anteriores você ia olhar para ele com outros olhos, no entanto vc olha para ele, ele é uma belezinha, vc cuida dele, vc se dedica a ele tudo o mais, então isso é para mascarar, camuflar um pouco a nossa condição de bicho uns com os outros, de modo que as pessoas só começam a ter mais retrocognição e lembrança maior quando a cosmoética começa a dominá-las, eu por exemplo comecei só uma coisinha disso, porque eu não tenho lembrança de tudo com muito detalhe de tudo, depende do que que é, mas eu já tenho alguma coisa, por exemplo veja a minha intenção que eu procuro colocar na linha dela ser positiva, construtiva, boa, me ajuda no processo de retrocognições, ninguém vai ter retrocognição se ele vai ter retrocognição, o amparador vai instilar uma inspiração, alguma coisa para ele, uma intuição e ele vai usar aquilo contra os outros, isso não pode, de modo que o problema todo é melhorar a cosmoética interna para a gente melhorar a rememoração.

P. apesar de entender que a sua postura de pedir o questionamento, muitos professores na sala de aula matam isso, quando um aluno questiona as suas ideias e os professores justificam dizendo inclusive o professor Waldo já disse que é assim, assim colocam um final ao questionamento, como coibir isso na CCCI, só o autexemplarismo?

W. não, leva isso tudo para a gente discutir aqui ó na tertúlia, vamos meter o pau... e vamos esclarecer o assunto, questionamento é para isso, nós estamos ai para isso, traz o problema para a gente debater, mas venha, senta aqui na frente, o Natan dá o lugar para você e a gente vai discutir o processo, isso é interessante.

P. o sr. poderia descrever como é o limbo e quais consciexes patológicas estão lá W. limbo é besteirada que a igreja católica criou, isso é da igreja católica, eles é que criaram, então tem uma porção de ex-católicos consciexes que as vezes arranja, então eles falam lá aqui é o limbo, eu mesmo já existe em comunex que eles chamavam de limbo, tem outra que é o inferno, tem outro que era o paraíso, o paraíso era o pior de todos esses lugares que eu fui P. agora e a dimensão dos paracomatosos W. essa ai é que nós chamamos de Baratrosfera, qual é a primeira ação de uma consciex patológica para mudar de dimensão rumo a intraconsciencialidade da reciclagem consciencial W. a primeira ação é ela se convencer a si mesma, ela chegar a conclusão, que a vontade dela é uma força e que a intenção dela tem que ser outra, se ela renova a qualidade da intenção e ela coloca a vontade dela agindo, atuando para mudar, ela muda de dimensão, ela muda de nível, ela muda de patamar evolutivo, tudo depende em primeiro lugar da vontade, que é a maior força da pessoa, segundo lugar da intenção, a qualidade da intenção que a pessoa tem, depois ela tem que definir o que ela realmente deseja determinando as ações esse é o caminho que quase todo dia tem que falar aqui, não é isso, eu falo quase todo dia, Voliciologia, Intencionologia, Definologia, Determinologia, Coerenciologia, Evoluciologia e por aí vai P. a primeira ação pode ser utilizada para todos os momentos de adversidade? em nossas vidas W. depende se é uma primeira ação, você vai pensar positivo para todas as consciências existentes do cosmos, então toda vez que vc for pensar, a primeira ação minha é exteriorizar energias em favor de todas as consciências do cosmos, eu amo essa humanidade cósmica, acabou, isso é o ideal, ai vai ser bom.

P. Como é que os amparadores agem em situações críticas quando seus assistidos se encontram em momento de risco até de dessomarem W. eles fazem o que podem para segurar, o nome que eles sempre usarem nisso há milênios é guardião, anjo de guarda, consciexes que alerta os outros, amparadores extrafísicos e outras coisas mais, é isso que eles fazem, eles procuram dar intuição, inspirar a pessoa no melhor que pode.

P. Qual é a primeira ação que pode nos fazer merecedor de ingressar num curso intermissivo?

W. é a pessoa desejar, que que eu falei a vontade, a intenção, agora então, para entrar no curso intermissivo para ajudar os outros, tem que em primeiro lugar ajudar a si mesmo, o egão, sair do umbigão e procurar fazer assistência interconsciencial, isso para mim eu acho que é a primeira predisposição, não é isso?

P. as famílias conscienciais que reencontramos nesta vida em determinadas épocas são relativas ao progresso de nossa proéxis? Ou criamos uma sincronicidade para reencontrá-las W. tudo isso está envolvido, uma coisa e outra, você influi de um lado elas influem do outro, seu trabalho influi do outro, os amparadores influem do outro, suas companhias diretas influem do outro, seu curso intermissivo influem do outro, tudo isso influem para chegar nisso que nós chamamos de proéxis e maxiproéxis lá da APEX.

P. é possível para qualquer conscin interessada livrar-se da necessidade de gerar prole para libertação grupocármica por meio da adoção da tenepes, ou há casos em que apenas a tenepes é suficiente?

W. olha eu não sei, aquela pessoa que às vezes matou várias crianças em outra vida, às vezes ela ainda vai ter que fazer muita gestação de gente, ela vem como mulher vai dar a luz aos outros, ela vem como homem vai ser pai dos outros e por ai vai, nesse caso a gente não pode dizer que não vai, e outra coisa tem disso, observa os jornais desta semana passada que estava falando em gente ai que matou o filho, vocês viram no Brasil tem vários casos destes, agora recentemente, essas pessoas....

P. Qual seria a condição da consciex adstrita temporariamente a baratrosfera no ato de dar o sinal verde ao amparador para o seu resgate daquela condição?

W. ih vc está por fora, meu amigo, uma pessoa que às vezes vai ser resgatada, ela nem tem a idéia do que acontece, ela às vezes está muito pior do que uma pessoa que está de coma há três anos, pensa nisso, ela não dá sinal não, a gente é que sabe se ela está lá ou não, o Evoluciólogo por isso que conhece as vidas de todo mundo e sabe quem é que está encalacrado e quem não está para poder fazer assistência, isso aqui é impossível, ela não dá o sinal verde, ela quer ser amparada mas nem sabe o que é que está se passando, às vezes ela está numa situação... isto que é a baratrosfera, o paracomatoso é isso.

P. a primeira ação de Diorgenes

era sair com uma lanterna procurando um homem com coragem, ousado, confiante de si mesmo e seu poder fosse pela sua inteligência, em uma comunicação dada a Kardec que o espírito de Diorgenes afirma para Kardec que o homem que procurava agora era um homem abnegado, dócil e que o seu poder sobre os outros fosse pelo coração, qual a sua opinião?

W. o que a gente tem que procurar é o seguinte é pegar uma lanterna e procurar aqueles que a gente deve mais e procurar ajudar eles, eu acho isso mais importante do que o resto, porque a gente está devendo, a maioria do povo..., eu por exemplo devo a vcs e a todos os outros que não estão aqui do nosso grupo, então o negócio é vc ver aqueles que a gente deve mais, e dar mais atenção para eles, isso é que é o ideal, o melhor homem, a melhor mulher, a melhor pessoa que nós podemos encontrar, eu acho isso muito superior ao processo disso ou daquilo, quando a pessoa procura só aqueles bonzinhos ou melhores, por exemplo eu não quero mais saber de vcs, de amanhã em diante eu só vou procurar serenão e quero conviver com serenão, vcs acham que eu estou certo? To errado, então veja não é por ai, nós não temos que procurar aqueles que são melhores só, nós temos que procurar aqueles que nós podemos recuperar a situação em favor de todo mundo, onde é que eu posso ajudar mais os outros? Onde é que eu posso compreender mais os outros?

Com quem eu posso fazer isso, é isso, por isso é que eu agradeço muito a presença e vcs que estão me ajudando a entender essas coisas, não é isso Luirimara? professor, eu percebi a intencionalidade da primeira reação ser calculada, cosmoética, lúcida e tem na Sinonimologia n.6, a primeira reação, como é que normalmente essa primeira reação ela é mais instintiva W. uma reação ela pode ser instintiva, ela pode ser positiva, ela pode ser negativa, a primeira reação aqui que a gente quer que a pessoa tenha é positiva de evolução, ela quer ajudar, ela quer engrandecer o processo, enfim construir algo que seja positivo, sadio Lu. E como é que a gente pra chegar .....

W. agora todo mundo tem a primeira reação, o negócio é saber qual a qualificação daquela reação, o que nós queremos aqui, que a pessoa tenha uma qualidade de reação positiva, ta certo?

Lu. E pra deixar a instintividade mais .....

W. a pessoa quando já está trabalhando com a primeira reação dentro do nosso caso instinto é secundário, vc por exemplo está estudando isso aí já não é por instinto, já é o mentalsoma que está funcionando ai, não é o subcérebro abdominal, é o paracérebro, ta certo? Muda tudo.

Leitura dos verbetes para serem votados


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com opiniões e reflexões.