Importante!

A manutenção desta página é independente de qualquer instituição conscienciológica.

NÃO ACREDITE EM NADA!
Nem mesmo no que está postado nesta página de internet.
A intenção desta página é relatar debates das tertúlias, e não relatar verdades absolutas.
Questione e pondere tudo com racionalidade.

Tenha suas próprias experiências!


Encerramento das Atividades

Precisei parar com o blog. Mais informações neste post.

Updates deste Site

terça-feira, 30 de setembro de 2008

*974. Refinamento Formal - Terça-feira, 30 de Setembro de 2008



**************************************************************************

O texto a seguir não constitui transcrição das palavras do professor Waldo.

Por favor, para saber o conteúdo exato das tertúlias, vejam o vídeo ou ouçam o arquivo de audio no site www.tertuliaconscienciologia.org.

Essas anotações são pontos que eu anotei e que estão sujeitos à minha interpretação.

**************************************************************************


  • Desembaraço Intelectual é a pessoa que consegue formular um pensamento rapidamente e com facilidade, sem geguez intelectual que são os engasgues de parar no meio para pensar, respirar fundo nem nada. A pessoa senta e redige tudo sem muita razura. Quando ela começa a mexer com aquilo, vai depurar o estilo ou fazer o estilo de acordo com aquilo que é encomendado. Para chegar nesse nível tem que refletir, ler, registrar e escrever muito, por sua conta. Pensa, lê, escreve o registro, e daí faz a escrita pessoal com todos os três anteriores juntos.
  • Estilo é comunicar a autopensenização de forma eficaz e dinâmica (??).
  • Eu começei a receber psicografias aos 13 anos. E com o passar do tempo todos os meus amigos eram de cabelos brancos. A heterocrítica em cima de mim então no espiritismo era uma coisa veiolentíssima. E tinha mais ainda por parte dos amparadores, que eram mais velhos ainda, porque o amparador está de psicossoma, então é matusalênico, tem mais de mil anos de memória, e ainda tem psicoteca e ainda é capaz de estar atuando até em alguma central extrafísica.

*Matusalênico:

adj. 1 relativo a Matusalém, patriarca da Bíblia que teria morrido com 969 anos 2 fig. que tem idade extremamente avançada; longevo, macróbio ¤ etim matusalém + –ico, donde tb. matusalênico, com desenvolvimento de consoante nasal dental ¤ sin/var ver antonímia de novo ¤ ant ver sinonímia de novo

  • "Indicadores" e "palavra chave" são dois termos que estão na moda agora.
  • Um espaço antes do número e dois espaços depois dele. Esse é um estilo que eu uso desde outras vidas. Se vocês algum dia acharem algum livro sobre processo parapsíquico com dois espaçamentos depois do número, vocês vão achar o meu livro.
  • Nós usamos interrogação na escrita, mas o mínimo possível. Interrogação é sinal de falta de pesquisa. Quando a pessoa coloca interrogação demais é literatura (?????????).
  • Sócrates é considerado por alguns como primeiro intelectual da história humana, mas ele não escreveu nada. Muitas pessoas agora vão escrever livros depois de ter ficado mais de um milênio (?) sem ter escrito nada. Agora fizeram curso intermissivo vêem que têm que fazer um livro porque isso vai ajudar eles na próxima vida.
  • Eu falo aqui há mais de 6 anos para todo mundo escrever e ler. O que eu mais falo aqui é para vocês escreverem livros.
  • Só peço que a pessoa seja racional, pondere e deixe que os fatos orientem a pesquisa. Contra fatos não vou bricar né, não sou bobo, num nível desses...
  • Lógica na escrita: se aparece algum método que tem mais racionalidade, então ele é o melhor.
  • Nunca vão encontrar algo meu escrito que não tenha critério.
  • Eu já mexi com tenepes em vidas anteriores. Eu era menino no internato e mexia com tenepes já com o pessoal do internato. De vez em quando eu tinha que ir no banheiro que era lá no fundo, para um monte de rapazes. Meu primeiro impacto com exteriorização foi naquela época. Tenepes tem que insistir no processo e não se preocupar com ofiex, que com o passar do tempo ela vem naturalmente - você vai ser veterano e pode até dar aula do assunto. Com a vinda da ofiex os 50 minutos vão para o espaço e você trabalha muito mais do que isso.
  • Falta de cosmovisão é o que não deixa a pessoa sair do egão dela, do egoísmo. E falta de fraternidade é o que gera relacionamentos doentios entre as pessoas, sem dúvida.
  • Tem criança que desenha tudo que aparece na vida dela, e outras têm dificuldade. O que mais se tem entre pessoas que não escrevem é o agrafismo, que elas não desenvolveram ainda a grafia delas.
  • Querer escrever tudo certo de primeira é bobagem. Tudo vai passar por revisão.
  • Teste de paciência ideativo: é quando você tem que esperar até chegar a essa idéia. Tem que ter paciência. Você sabe que chegou lá quando ampliou o processo de comunicação daquela idéia.
  • Se eu já escrevi sobre determinado assunto, vou ter muito mais facilidade para responder uma pergunta a respeito dele. Você já teve heterocrítica sobre ele, tem mais profundidade nas abordagens.
  • Devo mais à minha tranquilidade íntima a facilidade que tenho para fazer verbetes. Eu não sou serenão. Agora, você já pensou o serenão? Ele tem muito mais lógica por causa da tranquilidade dele. Uma pessoa pode fazer uma reflexão de 10 minutos, superior a outra que ficou 2 horas mas que não tinha tranquilidade íntima. A de 10 minutos, mais tranquila, vai muito mais longe! (*facilidade para se concentrar em um assunto e atingir profundidade nele).
  • Tem um nome para perfeccionismo hoje, que está na moda - TOC. Canal 82 todo dia tem um programa que se chama "Monk", que é sobre isso, o TOC. Estou fazendo propaganda.
  • Bônus didático é o que damos além do que está escrito, e as vezes damos o bônus dentro da escrita mesmo.
  • Concentração mental, para desenvolver, a primeira coisa é trabalhar com as energias, é necessário que ela trabalhe com as energias para depois ampliar o abertismo consciencial, aumentar a autodesassedialidade, fazer autopesquisologia mais profunda. São os 20 megaatributos. Uma coisa prática e objetiva é ler a anotar, e não deixar que nenhum devaneio tome conta da sua leitura. Não pegar livro de literatura, pegar livro de ciência, que vai exigir mais da sua concentração. É importante uma leitura técnica para melhorar a pessoa nesse ponto.
  • Reflexão, a melhor técnica é a pessoa pensar postivo a favor de todos. Ela vai pensar que se vai ajudar todo mundo, deve ter só pensamento bom. Se ela pensar na generosidade da concentração ou do pensamento dela, ela vai caminhar melhor e ver valor nisso. Ela vai ver que raciocinar as coisas com equilíbrio é melhor para todos, mas melhor ainda para ela mesma. E ver também os temas que tem para conversar com os outros, ir diretamente ao ponto quando for conversar, sem ficar sempre repetindo as mesmas coisas, como quem sempre fica só cumprimentando com "bom dia" sempre a mesma coisa. Eu, às vezes, nem cumprimento as pessoas as vezes aqui, vou direto ao que interessa.
  • O melhor é conviver com alguém que tem retilinearidade do pensamento, que você vai ficar na rabeira e fazer mais força antes de falar. É muito mais importante ficar com gente que tem mais equilíbrio para falar.
  • Escrita de biografia - cortar as coisas que são amargas e deixar só as doces, para não ofender ninguém que está vivo ainda. Daí depois ele não vai se arrepender de nada do que escreveu. Se escreveu coisas que podem melhorar a vida dos outros, tudo bem. Agora, se escreveu filme de horror ou se escreveu exaltando bobagens, como o fumo ou álcool, aquilo vai contra ele. Tem que escrever livro que daqui a alguns anos ele não vai se arrepender do que aconteceu.
  • Genialidade na inteligência evolutiva, pré desperto, é uma pessoa que cresce rapidamente do ponto de vista mentalsomático.
  • Para desenvolver o detalhismo é bom a pessoa seguir o que eu faço, olhar as 70 sessões que eu uso. Só aquilo já dá uma boa noção de detalhismo. Mostre para mim depois o que você está fazendo. É um processo de passar o pente fino. Computação hoje é toda baseada em detalhes. Não dá para fazer nada sem pensar em detalhes.
  • Só se deve deixar pessoa quando não há mais dependência e não sente mais sentimento de dó quanto à pessoa. O caminho da dependência é o completismo, para inteirar a situação toda, de modo a seguir em frente. Procure aliviar o que pode com essa relação, alivie a situação, veja algum aspecto novo para entrar nisso. Se há repetição, tem um aspecto bom, que é que não se gasta muito bestunto com ela, é uma coisa superada. Agora procure colocar uma idéia nova nisso.

*Bestunto:

s.m. (a1771 cf. CGOp) infrm. pej. capacidade mental limitada, inteligência curta ¤ etim besta /ê/ + -unto, term. que, no caso, tem valor mais expressivo do que referencial; ver best(i)- ¤ sin/var abestunto; ver tb. sinonímia de inteligência ¤ ant ver sinonímia de inépcia

  • Exceder a panilha evolutiva é a maximoréxis, quando se faz o overcome da moréxis. É a maximoréxis.
  • Pulverização didática dos neoconceitos: critério para não exceder nem deixar a desejar - ver qual o tema e então atomizar a idéia. Levar para o átomo, fazer a pulverização didática. Destrinchar e colocar o micrótomo e cortar fundo com o pente fino. Essa é que é a pulverização didática dos neoconceitos. Você coloca ele no papel e coloca o brainstorm de tudo que vem na sua cabeça a seu respeito, sem nenhum juízo ou julgamento crítico. Com isso vai ampliar. Quando faz o brainstorm e coloca 10 itens, vai no dicionário e vê o que se fala a respeito daquelas palavras. Às vezes no dicionário tem uma nuance que você não pensou a respeito, apesar de ter a mesma acepção que você deu a ela.
  • Tranquilidade íntima é boa porque quando a pessoa vai refletir, ela já começa direto no processo relflexivo. A imobilidade física vígil é boa porque obriga a pessoa a fazer reflexão com serenidade. No laboratório de imobilidade física vígil a pessoa fica as duas primeiras horas só para se acalmar, e lá no final é que ela está calma e consegue pensar direito. Esse é um laboratório que não deve faltar em lugar nenhum. Foi também o primeiro que quis colocar aqui no CEAEC, e eu estava certo.
  • Amparador chega perto da pessoa. Se ela está tranquila, então vai captar a mensagem do amparador. Se entrou num processo onírico, vai captar só uma parte, por causa de processos de emoção. Se é um processo de lucidez maior, então vai captar toda a mendagem. O que importa é a captação da mensagem pelo paracérebro da pessoa. Isso pode ser mensagem de amparador, agora pode ser também de guia cego, de assediador, de consener. O problema é a pessoa analisar a qualidade do conteúdo da mensagem e também a percepção que ela teve dela.
  • Síntese do pensamento pessoal analítico. Pega mil pensamentos e pega um para ser a síntese da análise. Toda síntese vai servir como um per centum do próximo que vai acontecer. Para quem está começando, começa com dez, e escolhe o mais sério entre eles. Depois escolhe mais dez para fazer uma análise daquele ali. Você vai cada vez fazer mais uso do micrótomo. O problema é da confluência do mínimo para o máximo. O mínimo é assim mas é o máximo do ponto de vista da idéia nova. A pessoa, na primeira vez que fizer isso vai quebrar a cara. Depois de umas dez vezes faezendo isso daí ela vai conseguir. O problema é fazer comparação e análise dessa análise geral dela depois. Isso faz a pessoa crescer demais. Arranja só dez de cada vez para começar, senão embola tudo, embiruta.
  • Pessoa tem problema na imobilidade física vígil por que seus pensenes são carregados nos sentimentos. Ela na IFV tem que ver que a idéia dela é superior aos sentimentos dela e também superior ao corpo dela. Que se ela quer ficar imóvel, vai ficar imóvel! O problema não é a parte física - ela é a decorrência disso.
  • Primeira vez em 6 anos que um verbete antigo é escolhido, no dia em que são trazidos os 10 novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com opiniões e reflexões.