Importante!

A manutenção desta página é independente de qualquer instituição conscienciológica.

NÃO ACREDITE EM NADA!
Nem mesmo no que está postado nesta página de internet.
A intenção desta página é relatar debates das tertúlias, e não relatar verdades absolutas.
Questione e pondere tudo com racionalidade.

Tenha suas próprias experiências!


Encerramento das Atividades

Precisei parar com o blog. Mais informações neste post.

Updates deste Site

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

*1098. Análise Egológica - Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009



**************************************************************************

O texto a seguir não constitui transcrição das palavras do professor Waldo.

Por favor, para saber o conteúdo exato das tertúlias, vejam o vídeo ou ouçam o arquivo de audio no site www.tertuliaconscienciologia.org.

Essas anotações são pontos que eu anotei e que estão sujeitos à minha interpretação.

**************************************************************************


***Legenda***
PW: resposta do Professor Waldo;
INT: pergunta da internet;
PES: pergunta de pessoa presente na tertúlia;
(*....): algum comentário meu;
Negrito: Epígrafe do parágrafo a seguir ou uma parte do texto que eu achei interessante marcar.

*A partir de 12:45.

  1. Escandir. Se eu falo es-can-dir, eu já estou explicando a palavra, que é falar a palavra com hiatos.
  2. Musical. Um bom para ver e que tem orquestra muito boa, com baita, é "Always in my Heart". Alguém aí já deve ter visto isso né?
    1. Esse filme é bom sobre compreensão, de quando o cara foi preso e quando o outro quis falar com a mulher lá.
    2. Quem nunca ouviu falar nada de sempre no meu coração, especialmente em canção popular, não sabe nada de canção popular.
    3. Agora, quem é romântico não deve ver esse filme, porque vai ficar na base só do umbilicochacra. O negócio bom aí é ver a compreensão.
  1. Autopatia. É o ego doente, é a pessoa que tem problema do ego dela.
  2. Artistas. Em Hollywood eu vi gente que era artista há 10 vidas. Na minha vida na Espanha que eu fui morto menino, eu era artista do teatro ambulante.
    1. Eles roubavam gente para ser artista porque senão ninguém ia querer participar daquilo.
    2. Para acabar com isso eu recomendo que a pesosa tenha consciência da realidade dela e coloque os pés no chão o quanto antes (?).
  1. Ególogista. Pessoa que vai falar de outra e fica só falando de si, que eu isso e aquilo, quando quer falar do joaquim, tem autopatia egológica.
    1. Tem gente co Phdeus que é assim.
  1. Centralização do ego cosmoético. É quando a pessoa quer pensar no outro que é semelhante, sem pensar em si, trabalhando em função dos outros.
    1. Aí o código pessoal de cosmoética, fica num nível bem superior. Uma pessoa dessas vai caminhar para a tenepes, para a ofiex, para a desperticidade...
  1. Análise egológica e idade física madura. Análise tem que ser do ego. Agora, a idade física madura é mais séria e tem que ser da pessoa madura já.
    1. Isso tem que seguir o meio século de idade da pessoa.
    2. O Zeitgeist por exemplo, eu acho que só vamos ver isso direitinho, com insenção, lá por 2059. Isso atinge o processo da maturidade.
    3. Você, com 20 anos, tem uma visão restringida por falta de experiência. Agora, com 70 você já passou por trancos e barrancos, e a sua análise do ego vai ser melhor.
    4. O que fica contrafeito é uma pessoa de idade que defende ainda o egão.
      1. Esse é o caso daquele senhor que a garçonete derrubou o café nele e ele subiu pelas paredes. Esse ainda tinha o foco muito no ego.
  1. Ilusão. Sendo egocêntrica a pessoa sempre tem ilusão.
    1. A evolução não é isso, ela é da humanidade, do plural.
    2. O cara vive num edifício de 30 andares e o ego dele é maior que o prédio.
    3. A ilusão de ser maxipeça do minimecanismo assistencial, e acha que é minipeça dentro do maximecanismo. Estamos fazendo o povo pensar na questão de minipeça do maximecanismo. De vez em quando fazemos umas pegadinhas, mas não são pegadinhas... São a realidade.
    4. A Terra tem mais egões ou eguinhos? Egões, isso é consenso geral.
    5. Eu espero que daqui a séculos esse verbete seja homeostático ao invés de nosográfico.
  1. Coleiras sociais do ego. Você entrou na escola, agora vai estudar e tem que acertar o passo e tem uma coleira que entra no pescoço e vai ficar. Lá dentro daquele lugar, tem que andar bonitinho senão pode ser expulso.
    1. Essa é uma coleira social do ego.
    2. Aqui dentro você também tem uma coleira social. Se você fizer qualquer estripulia a gente vai te mandar para algum lugar, seja para o psicólogo, psiquiatra, AVA, consciencioterapia...
    3. Você também tem que andar com calça aqui.
    4. Mecanismos de defesa do ego é para a pessoa se defender. Agora, combater as coleiras do ego tem que saber muito bem o que vai fazer, porque muitas delas são boas e temos que saber conviver com elas.
  1. Verbaciologia. A vida toda precisa da verbaciologia. A gente primeiro vive e faz as coisas - depois fala delas. Esse é o caminho melhor para seguir.
  2. Tirar casquinha da personalidade analisada. Isso é o que eu faço com o Arlindo! Ele está servindo de modelo, cobaia... Mas ele porque me conhece.
    1. Ele melhorou muito depois que eu começei a fazer isso com ele, porque antes ele encrespava e batia no peito.
    2. Estamos aqui porque somos amigos. Agora, quando ele faz isso com outro pejorativamente, ela pode levar isso até para o escárnio, o sarcasmo e passa da ironia. Aí já é uma cascona que está tirando da pessoa.
    3. A gente tem que ter muito cuidado com o humor, que pode ter todo mundo rindo e ficar escuro com tempestade rapidinho, na hora.
  1. Olhar de fraternidade. As pessoas querem assistir os outros mas quando chegam perto começam a ver só os defeitos delas e ainda carregam. Elas ficam até com raiva da pessoa que vai assistir, então não assistiu nada.
    1. Tem que pensar o positivo, a coisa boa, correta, melhor.
    2. Vamos ver os trafores também e não só os trafares. Uma pessoa para ajudar a otura tem que ver os trafares, mas veja também os trafores, para contrabalançear.
    3. Não é olhar de compaixão, é de fraternidade. Outro sinônimo seria olhar de bonomia.
  1. Conscienciograma. Ele pode ser usado mais para a análise do ego nas páginas da esquerda, o lado A. Essas perguntas geralmente são do ego da pessoa.
  2. Superioridade. Eu estava trabalhando ontem e a minha gatinha de estimação, a crystal, passou por cima de mim 4 vezes seguidas para ver o que estava acontecendo. Isso porque ela acha que eu sou propriedade dela.
    1. Então tem-se que ter a intercompreensão, e também saber quando é superior ao outro. Se eu não tivesse consciência da minha superioridade evolutiva sobre a gatinha, estava lascado (?).
  1. Autocrítica. Quem é muito egóico ainda, está contra o mundo. Por isso é que a pessoa precisa ter mais autocrítica e aumentar sua capacidade de autanálise.
    1. Para ver a realidade dela, tem que ser alguém de fora, porque ela não vai ter noção disso - é ainda imatura, inexperiente, jejuna... Está engatinhando!
    2. O que eu quero é rebater isso aí para a pessoa ver como é que é.
    3. Agora imagina uma pessoa lendo esse verbete daqui a 50 anos e falar que eu errei tudo, que não entendi nada. Uma pessoa dessas é porque não leu os outros nossos verbetes antes desse e não aprofuntou o processo.
    4. Temos que sofisticar o modo das pessoas verem as coisas, porque elas são muito superficiais ainda.
    5. Isso é fazer anatomização do assunto, ou dissecção. É passar no micrótomo e ver a coisa microscópicamente. Você não vai ver só o pontual, vai ver os detalhes até chegar no ponto exaustivo.
      1. Isso é o ideal quando tem dúvida a respeito do tema.
      2. Tem que destrinchar o tema.
      3. É pentear com pente fino.

*Break

  1. Tenepes. A pessoa tem que explicar em casa para os familiares o que vai fazer com a tenepes, para as pessoas entenderem o que ela vai fazer e evitar um assédio já intrafísico dos familiares, que podem achar que a pessoa vai fazer uma "macumba".
  2. Trafar. PES: o pior trafar de um egocêntrico, é o egoísmo? PW: o maior trafor de uma pessoa é o que eles chamam de amor, que é você se dando para o cosmos. O orgulho é a pessoa só para si e daí nasce tudo que é dolo.
    1. Então o pior trafar é o egoísmo mesmo, tem que dar um jeito nisso.
  1. Egopolítica. Você briga por causa das suas posições? Você defende com unhas e dentes o que você fez?
    1. Uma pessoa pode levar as coisas que eu faço para a internet e mudar ela e não reclamo de nada.
    2. Qual é a sua abertura para as coisas que você faz? Essa é a sua egopolítica.
    3. A maioria aqui está com a egopolítica em desenvolvimento positivamente.
  1. Plágio. Eu só reclamo se o negócio é muito patológico. Eu não combato nada disso com tacape na mão.
    1. Eu não ligo para essas coisas de copyrights, nunca tive isso na minha vida.
    2. Se eu fosse defender isso eu estava perdido, porque tem gente que fala coisa na internet de mim que eu nem sei o que é, e que nunca aconteceu.
    3. Minha consciência etá tranquila, eu não fiz nada daquilo. Uma banana! Minha consciência está tranquila.
    4. A deturpação das nossas idéias é problema deles, não é minha. Se ele vem falar comigo daí eu explico com a maior paciência. Se a pessoa quer, ela leva, mas eu não vou ter a iniciativa de liquidar com a pessoa.
      1. Se ela pediu, é porque o egoísmo dela já permite uma entrada cosmoética. Agora, se não admitiu, não se pode entrar - a pessoa ainda está na baratrosfera.
      2. Com a baratrosfera, não se contesta nada - se contesta tudo. Quando a pessoa está doente, não se contesta nada, se contesta tudo.
      3. Agora, não pense que só porque é dona da justiça, que deve levar a coisa adiante. Eleve, e passe por cima. Seja acima disso e dê uma banana.
    1. Agora, se o negócio envolve outras pessoas e uma instituição, ao invés de envolver só o seu ego, então tem que ir e falar as coisas.
    2. Existe alguma assistência maior do que você relevar uma coisa que fazem contra você?
    3. A maior interassistencialidade que tem é perdoar e depois fazer um encaminhamento e ajudar ela.
  1. Holopensene. Holopensene de prostituição, tem que ter condição de chegar para a pessoa e mostar para ela que ela está sendo promíscua e que isso é uma doença séria.
    1. A promiscuidade sempre denuncia que a pessoa é imatura do ponto de vista afetivo.
    2. Na promiscuidade acabam os limites e entra a anomia. Acaba a ordem.
    3. Uma prostituta às vezes tem muita dificuldade de ficar uma mulher correta depois na vida. Das que conseguem superar é muito menos do que 50%.
    4. Ela perde o nível de consistência da moralidade dela, da cosmoética.
    5. Agora, têm umas que conseguem arranjar um companheiro monogâmico e também fica monogâmica, se casa, tem filhas que ela não quer que sejam prostitutas.
    6. O percentual de melhora que eu vi nas minhas pesquisas, não chega a metade não. É bem menos.
    7. Uma prostituta às vezes é mais assistencial do que o assistente social. Agora, ela releva as coisas sem pensar muito.
      1. Com isso, ela começa a participar dos crimes por ficar calada. Ela não mexe.
      2. Ela fica sem vontade e não participa raciocinando para ajudar.
      3. Tacitamente, é uma cúmplice do erro da pessoa.
    1. Tem que ver se tem uma luzinha para virar uma chama. Uma prostituta toda desbragada que já foi tudo para o espaço, pode se reerguer - tem que ver a luzinha que ainda não se extinguiu nela.
  1. Belicista. Tem que ver se a pessoa vai sair antes de aposentar ou já está quase e é bom continuar. Agora, se a pessoa é jovem, tem que falar com ela para ver se ela não veio como matadora de muitas vidas, se ela já não teve centenas de outros corpos que só serviam para matar gente.
    1. Se ela já está para mudar, daí a coisa muda de figura.
  1. Idade. Quanto mais de idade ou horas de vôo que ela tem, mais difícil é mudar a prostituta. Eles falam que essa mulher têm tantas horas de vôo.
    1. Eu quando arranjava namorada, eles falavam que ela tinha tantas horas de vôo.
    2. Quase sempre essas que têm muitas horas de vôo, são mulheres de mais idade e procuram um homem mais novo.
    3. Quase sempre elas procuram um cara que é militar e que usa farda. Tem muita mulher que se apaixona pela farda e não pelo homem. Isso tudo eu vi e tratei num monte de gente. Eu vi muito caso desses nos EUA.
    4. Cada caso tem que se examinado individualmente. Agora, sempre que uma moça, mesmo sendo jovem, já está na prostituição há 10 anos, é mais difícil dela sair - ela vai precisar de mais ajuda.
    5. Agora, se a prostituta é muito inteligente e começa a melhorar a intelectualidade dela pelo autodidatismo, então ela tem boas chances de sair disso definitivamente.
    6. Você tem que perguntar para ela se ela vai sair desse processo nessa vida ou na próxima, porque se ela não deixar, então a tendência é continuar na outra.
  1. Tenepes interrompida. Mesmo a pessoa sendo velha e doente, é importante seguir a tenepes. Tenepes é para fazer enquanto ainda se está válido fisicamente, que pode falar, participar, lúcido, e puder mexer com energia, ainda vai ajudar os outros.
    1. Se tem gente mais doente do que eu, então continue a tenepes. Eu garanto que tem mais gente do que a senhora extrafisicamente. Então, continue enquanto a senhora estiver válida e lúcida.
  1. Transmigração. As pessoas que são transmigradas têm um egoísmo que se chama holocausto, genocídio. É matar um monte de gente.
  2. Duplismo. O duplismo caminha para a monogamia. Sempre há uma coisa mais à frente para a pessoa alcançar.
  3. Esbregues. Essa nossa vida tem coisas como acidentes, doenças, problemas que são esbregues.
    1. Isso não está aí como câmara de tortura não. São as pessoas que se vitimizam perante a vida delas.
  1. Descentralização do ego. Na hora que você passa boa parte do dia só ajudando os outros, está descentralizando o ego.
    1. Chega a hora em que você tem o egocídio e não pensa mais em si mesmo.
    2. O caminho é a evolução, o progresso da pessoa, o gradiente. Tudo na vida é assim né. Agora, tem que passar o gargalo.
  1. Idade adulta. É quando a pessoa tem 27 anos, 30 anos.
  2. Afetividade. PES: falta de afetividade causa vários problemas. Autodidatismo poderia suprir isso? PW: quem pondera as coisas sempre pode melhorar a afetividade. A gente sempre ganha com isso. Tem que pensar por aí.
    1. Existem muitos outros caminhos, mas a coisa mais séria é a autocrítica da pessoa. Ela ter uma autocrítica mais profunda e séria, e com teática.
    2. Ela pensa naquilo e depois sai para praticar o que ela quer mudar.
  1. Direitos autorais. Eu jamais recebi dinheiro pelos 45 livros que publiquei. Agora eu recebo frutas, tem gente que me dá fruta aí.
    1. Quando eu atendia em clínica gratuíta tinha gente que me dava leitão, galinha...
    2. Tem gente que fica pensando que não quer esse dinheiro, porque acha que se tiver 1 bilhão de dólares vai direto para a baratrosfera. Como é que uma pessoa quer ter esse dinheiro todo e aumentar?
      1. Se é um processo para ajudar os outros, por que é que não faz uma instituição e passa isso adiante?
      2. No espiritismo chamavam isso de expiação da fortuna.
      3. A pessoa mais viva já não entra mais nisso porque já sabe que dá problema.
      4. 1 bilhão de dólares só da pessoa.... Eu não ficaria bem com isso em hora nenhuma, com essa dinheirama. É um problemão isso aí.
      5. Uma pessoa dessas, se começar a falar na pobreza do mundo, cria problema para ela.
      6. Você ganhar dinheiro é uma coisa, mas 1 bilhão de dólares é otura coisa...
  1. Livro das perguntas. Um outro livro muito bom que temos na holoteca e que é desse tipo é o "Pergunte ao João". Este tem umas responstas também além das perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com opiniões e reflexões.