Importante!

A manutenção desta página é independente de qualquer instituição conscienciológica.

NÃO ACREDITE EM NADA!
Nem mesmo no que está postado nesta página de internet.
A intenção desta página é relatar debates das tertúlias, e não relatar verdades absolutas.
Questione e pondere tudo com racionalidade.

Tenha suas próprias experiências!


Encerramento das Atividades

Precisei parar com o blog. Mais informações neste post.

Updates deste Site

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

*1096. Holopensene - Quarta-feira 28 de Janeiro de 2009



**************************************************************************

O texto a seguir não constitui transcrição das palavras do professor Waldo.

Por favor, para saber o conteúdo exato das tertúlias, vejam o vídeo ou ouçam o arquivo de audio no site www.tertuliaconscienciologia.org.

Essas anotações são pontos que eu anotei e que estão sujeitos à minha interpretação.

**************************************************************************


***Legenda***
PW: resposta do Professor Waldo;
INT: pergunta da internet;
PES: pergunta de pessoa presente na tertúlia;
(*....): algum comentário meu;
Negrito: Epígrafe do parágrafo a seguir ou uma parte do texto que eu achei interessante marcar.

  1. Transmigrados. Os primeiros a chegar no planeta Terra não eram demais não. Se hoje nós temos esses problemas todos, imagnia então o que era há esse tempo todo atrás.
  2. Conscin cobaia. INT: como não se expor demais para os colegas e sofrer estupro evolutivo? PW: isso depende da conscin cobaia e da inteligência dela.
    1. Eu abro tudo meu aqui, já teve até gente que ficou assustada quando eu falei que na minha adolescência eu tinha quadro de horário para masturbação.
  1. Terrorismo. O Lula dar refúcio para o terrorista (*não vi o nome) aqui no Brasil é uma temeridade. Qual o interesse político atrás disso? Não acho isso nada bom.
  2. Terapia. O menos doente ajuda o mais doente na hora de abrir caminho.
  3. Caminho. Pense positivo! Quem começa qualquer coisa pensando negativo já fechou o seu caminho! A gente tem que pensar positivo para jogar fora as energias que bloqueiam o cérebro da pessoa.
    1. Se você vai começar uma cois só se queixando e reclamando do mundo então é um caso psiquiátrico e precisa de consciencioterapia.
  1. Mediunidade. Tudo que sai de mediunidade no cinema é de vomitar, é um vomitório.
    1. Quando a coisa é boa eu sou o primeiro a ver.
  1. Decúbito. Para deitar é bom colocar um travesseiro mais alto na cabeça quando fica em decúbito dorsal. Às vezes os pesadelos podem ser causados por uma má oxigenação pela cabeça baixa. Talvez isso melhora o seu onirismo.
  2. Dispersão. A pessoa tem que pegar um livro para ler, um mais fácil, e só passar da página depois que tiver entendido tudo que tem naquela página.
    1. Risque a página toda mas só saia dela depois que entender.
  1. Kiwi. O que eu como é sem açúcar. No nosso pomar temos os 2, e isso ficou mal parado no outro dia. O que eu como é o SEM açúcar.
  2. Filmes. Muita gente aqui não conhece nada sobre filme mudo.
    1. Um clássico que foi masterizado há uns anos na Europa é do Rodolfo Valentino. Muita gente suicidou por causa dele.
    2. Esse filme aqui ainda tem bolhas mas entende o filme todo. É do cinema mudo.
    3. O Rodolfo Valentino aparece com todos os tiques dele aqui. O nome do filme é Beyond the Rocks, Esposo e Mártir. Esse filme é de 1922, tem 87 anos. A Gloria Swamson também aparece nesse filme.
    4. Não tem som, é tudo na base de legenda. É um clássico. A história do Sam Wood. É o cinema mudo puro, mas tem cenário muito bem feito.
  1. Filmes. Pessoa que vê filme de horror e vai dormir, aquilo cria repercussão negativa no holopensene dela.
    1. Por isso é bom a pessoa não ver filme de ação ou terror antes de dormir.
    2. Pessoa que pensa muito em guerra pode formar holopensene negativo com isso.
    3. Quando a pessoa pesquisa muito sobre belicismo também, é bom ver qual é o objetivo, porque a qualidade do objetivo é o que prevalece nisso.
  1. Neutralização. Do amor intrusivo. A pessoa quando trabalha com energias e sente energias do assediador, tem que trabalhar com a neutralização do assédio! Não pense que é energia do ex amante, que isso deve ser é do assediador de vocês dois.
  2. Lareira. O objetivo dela é aquecer e iluminar. Ilumina assim relampagueante mas dá para iluminar Ela é perfeita dentro dessa imagem extrafísica, por quê? Ele não é certinho igual à lâmpada.
    1. O holopensene é justamente isso, é igual à egrégora, ele não para e a tendência é pegar tudo que não presta e jogar fora. Isso é só para quem entende de egrégora, ambiente extrafísico e coisas do caso.
  1. Tertuliarium. Eu já entrei aqui e recebi banho de energias.
    1. Se o holopensene aqui é de tares, positivo, cosmoético, evoluciopensene, cosmoéticopensene, lucidopensene, ortopensene, então nós gamos ver melhorar aqui.
    2. Às vezes também precisamos de um holopensene de mais humor, senão o pessoal não vai aguentar.
    3. O holopensene é o que é a egrégora. Ela quer ficar com o que é semelhante. Tudo que é diferente ela expulsa.
    4. Daqui a 10 anos, se mantivermos aqui o padrão de energia, a pessoa vai entrar e levar um banho de energia, e o lavajato vai ser mais forte do que o que tem lá no caminho da lógica.
    5. O que temos que manter aqui é o nível do discernimento, que traz a lógica, a logicidade e faz a refutação melhorar.
    6. Quanto mais você se inteirar ou afinizar, fazer a interatividade com esse local aqui, melhor para você. A tendência vai ser essa. Se uma pessoa chegar aqui devaneando demais, não vai adiantar nada.
    7. Se ela chegar aqui e não se afinizar com o que tem, não deve voltar mais, senão vai estar perdendo tempo e essa pessoa vai dar trabalho para os amparadores emcapsularem ela toda vez que ela aparecer.
    8. Se a pessoa não quer melhorar e fazer reciclagem, deve esquecer a consienciologia e esquecer que nós existimos.
    9. Pensa bem a pessoa tenepessista e o ambiente da tenepes dela diária. Quanto mais forte ficar o ambiente dela, mais fácil ela vai melhorar os lugares onde ela passa.
    10. Com o tempo o holopensene da pessoa vai ficar melhor do que o daqui, onde o processo é da média - não medíocre, mas mediano. A tendência da pessoa é ficar acima da média, do mediano.
  1. Transmigrados. Não sei quais outros transmigrados trabalham com as pessoas, como o EM fez comigo.
    1. Agora, eu posso escrever um tratado sobre o assunto, e é a primeira vez que eu tenho isso em toda a minha seriéxis.
    2. Um amigo meu mesmo me disse que só isso já valia a seriéxis, porque nunca tinha tido isso antes. Isso foi para eu ter mais cosmovisão.
  1. Parasubprefeitos. Os bairros das cidades têm amparadores que cuidam de cada região e que cuidam de trânsito e outras coisas.
    1. Uma vez me mostraram que se não tivesse amparador cuidando de congestionamentos, que iam ter 5 vezes mais mortes no trânsito.
    2. Tem gente que entra no carro e joga o carro em cima da pessoa como se fosse um tanque blindado da guerra.
    3. Um choffer que eu tive ficou comigo só uma semana e eu paguei tudo e mandei ele embora. Quando atravessavam as pessoas na rua ele acelerava o carro só para assustar a pessoa. Eu perguntei para ele se ele já tinha matado alguém com isso.
      1. Foi uma senhora experiência. Na hora que ele ia eu falava para ele "Companheiro, reduza a marcha ou pare o mais rápido possível, senão vai pegar essa pessoa aí!". Quando ele foi embora eu abençoei ele de tudo que era jeito né.
    1. Agora, os melhores motoristas que eu já vi eram esses particulares. Teve um deles que quase virou membro da minha família. Agora, depois que eu começei a viajar muito para o exterior eu tive que cortar os motoristas.
    2. Geralmente quem indicava era pessoa de alto nível, até deputado e senador. Eles me ligavam para perguntar dos motoristas, se conhecia. Teve um que eu falei que ele era bom demais pra mim, que ele tinha que ir pra um cara melhor e indiquei ele. Ele ia ganhar mais dinheiro.
    3. A diferença do motorista comum e o particualar é que o particular não dá bacada, tudo quando ele muda a marcha é smooth. Todo mundo que eu conheço aqui dá aqueles trancos com o carro. O processo é o tranco. O particular não tem isso, então você pode ler com calma que o carro não fica pulando.
    4. Quando eu tinha motorista particular, os meus carros eram diplomata, e tinha um que era anterior mas tinha 6 cilindros, fora de série. O cara deixou lá e eu peguei ele. Foi o melhor carro que eu já tive.
  1. Exército. A maioria dos amparadores que cuidam disso são gente que já mexeu muito com guerra, que saiu da caserna.
    1. O Espartano entra nessa linha. É muita gente aqui que já participou disso, faz parte.
    2. Não é um trabalho tão difícil. Tem muita gente no exército que pensa pacificamente.
    3. Tem gente até que entrou na carreira militar para diminuir o militarismo.
    4. Se tem até policial da polícia braba que nem aquele meu amigo e que é um tremendo projetaor e policial...
      1. Todo mundo queria pegar ele para os trabalhos, que ele resolvia tudo numa boa.
    1. Onde mais morre gente hoje é jovem com revólver e tóxico. Aqui mesmo em Foz já teve um monte que morreu nesse ano.
    2. Já vi gente com proéxis e curso intermissivo para atuar na área militar. O melhor da história é a hora que a pessoa entra nisso sabendo e tem gente que quer sair e não consegue.
    3. Tem muito trabalho que quase não é miligar, de pegar o avião e pousar lá no meio para levar gente, fazer resgates, ou então usar helicóptero para isso.
  1. Holopensene. A maioria dos processos negativos demora 3 vezes mais para limpar do que demorou para colocar lá. A média do que vemos por aí é isso.
    1. Agora a pessoa pode consertar um monte mais rapidamente. A técnica do mais 1 ano de vida é assim.
    2. Testemunha de jeová por exemplo são das seitas mais bitoladas que tem dos protestantes. Um amigo nosso ficou mais de 20 anos nisso. Ele já saiu mas ainda tem contato com o povo. Tem mais de 10 anos que está fora mas ainda tem envolvimento. Num caso desses tem que ir para o fim do mundo, para se livrar das pessoas, porque tem os guias cegos e os guiados intrafísicos que vão atrás dele.
    3. Esse povo não perdoa quem sai, eles cortam você da vida deles. É um rancor de Jesus Cristo, o ódio cristão. É típico. Depois eles falam que quem tem ódio é só judeu ou islâmico... Não. Tem um monte dessa seitas que são assim.
    4. Eu pedi para esse nosso amigo fazer um livro como maxidissidente das testemunhas de Jeová. Isso tudo a gente precisa, traz aqui que a gente publica, nós temos editora.
  1. Arigó. Ele tinha tudo guia cego, mas esse homem que trabalhava com ele, o Dr. Fritz, era fora de série e tinha tido um processo de guerra recente que era tudo junto com o Arigó.
    1. Ele tinha efeito físico, que é coisa de bicho, da matéria. Uma pessoa com efeito físico, se ela tem equilíbrio, ela é fora de série.
    2. Agora, ele era chamado de Arigó. Isso lá em Minas é bitolado. Ele era chamado assim porque era parapsíquico de efeito físico desde pequeno. Mas ele era mutio vivo e não era nada arigó nas coisas dele.
    3. Agora, não adiantou nada. Ele com os guias cegos não melhorou tanto assim o nível dele. Eu falava para ele que ele não podia dirigir daquele jeito, que eu também tinha hipertensão que nem ele e a dele era pior, e não dirigia assim. Ele bateu e morreu lá no caminhão. Foi o maior médium de efeito físico que eu já vi no Brasil.
    4. Eu já escrevi sobre paracirurgia. Pode pegar lá no Projeciologia.
  1. *Arigó:
    1. adj.2g. 1 B que ou aquele que trabalha em construção de estradas, engenhos e usinas de açúcar; cassaco 2 RJ e B C.-O. diz-se de ou indivíduo simplório, rústico; matuto ¤ etim orig.obsc.; para Nascentes, voc. expressivo ¤ sin/var como subst.: ver sinonímia de cassaco; ver tb. sinonímia de caipira
  1. Repressão. Tem entender que ninguém pode controlar como você é. Tem que trabalhar e expor, ser mais extrovertido.
  2. Lugar. Se você entra num lugar e fica lá um tempo, ele já influenciou você. O que influencia mais é o seu autodiscernimento.
    1. Você tem que ver o que você distingue do certo e do errado, com o seu discernimento.
  1. Desassim. Descargas feitas no holossoma da pessoa são para ela desassimilar os patopensenes da psicosfera. Isso é para limpar o ambiente. Vamos em frente.
  2. Manicômio. O de Botafogo no RJ, que foi demolido e foi demolido para colocarem um prédio em cima, já está bem limpo o ambiente.
    1. Quando fazem uma coisa de demolir assim quase sempre tem serenão com o dedo no processo.
  1. Companhias. Diga-me com quem andas que te direi qual o seu holopensene.
    1. Tudo que você entra com o holopensene vai ver qual a influência disso. É preciso ver qual o seu interesse, qual a sua meta?
  1. Separação. Se duas pessoas não conseguem se desligar uma da outra, é porque tem assédio em cima, já nem é mais guia cego.
    1. Quando um não quer, os dois não brigam. Se estão assim, é porque nenhum dos dois está querendo.
    2. Agora, vocês já pensaram em não pensar mais em separar? Se separarem e ainda deverem coisa um para o outro, chega na outra vida e estão lá juntos de novo... Será que não está na hora de juntar e não falar mais nisso?
  1. EV. Quando se está em holopensene negativo, fazer EV e mexer com energias só deve quem tem competência. Só se põe banca quando tem competência.
    1. Quando eu chego eu vejo... Observo. Se o negócio é muito grande, eu me encapsulo. Agora, se o negócio é pequeno, eu encapsulo o lugar.
    2. Qualquer coisa, se encapsule e saia à francesa.
    3. Holopensene é coisa séria. O tempo todo você está em holopensene. Esse assunto devia ser mais estudado.
      1. A média de conhecimento sobre holopensene é mínimo na Terra. A pessoa não pensa que tem lugar, energia e pensamento no lugar. Não vê que tem energias gravitantes rodando ali, que tem um cenário vivo, que às vezes já aconteceu até tragédia.
      2. Mais gente devia estudar isso, porque é uma pena.
  1. Coleção. Eu colociono só intermissivistas hoje. Todo mundo que chega e eu vejo que é intermissivista eu agarro. A minha coleção está enorme. Aqui em Foz tem só 550 pessoas.
    1. Quem mais coleciona intermissivistas? Ninguém!
    2. Quem mais fala em intermissivo? Eu que criei o nome e agora coleciono. O verdadeiro colecionador é aquele que cria a demanda e depois coleciona o processo.
    3. O pior é que isso aqui eu nem preciso falar que está baseado em lógica, porquê são vocês... Uma banana. Tem figurinhas fáceis, umas difíceis, tem umas que valem mais do que as outras, não dá para fazer o bafo em cima...
    4. Essa é uma metáfora técnica. Quase todo dia eu falo uma aqui.
    5. Essa coleção de intermissivistas tudo são os meus débitos do passado, que eu estou devendo das coisas que eu fiz contra vocês.
      1. Gente, os afins se atraem. Não há coincidência. Se eu estou nessa é porque eu devo. Eu devo, estou fazendo força para pagar e não estou falando que não vou pagar não - eu vou pagar!
  1. Mantra. PES: tive projeção onde entrei com o manda OM e tive EV e projeção mental. PW: todos esses mantras podem ajudar a pessoa, mas entra uma carga de guias cegos muito forte em cima e a pessoa tem que saber lidar com isso.
    1. Pode ter tido um efeito psicológico também, pela pessoa já ter mexido muito com isso em outras vidas.
  1. Reforço. Autoreforço e retroalimentação é porque o holopensene é que nem uma egrégora e ele se alimenta.
    1. Quanto mais você pensar positivo, melhor vai ficar a sua psicosfera.
  1. Atuação. Num ambiente você pode ser vítima, pode ser algoz, ou pode ser alguém ajudando todo mundo ali dentro.
  2. Congresso. Lá no congresso tem muita assistência, mas também tem muito assédio.
    1. Nos EUA também é a mesma coisa.
    2. O que aparece de mulher pistoleira nesses ambientes, que se maquiam toda e fazem força para aparecer, não tá no gibi. Que nem papagaio de pirata.
  1. Pensenologia. O laboratório de pensenologia é o que mais leva para a cosmovisão porque lá é onde mais tem amparadores extraterrestres. Isso é o melhor para a pessoa ter cosmopensenidade.
    1. Ela sai da terra e vai aumentar a pensenidade no tapa. A coisa se amplia.
  1. Reciclagem. Para reciclar holopensene de satélite tem que pensar bem de todo mundo.
    1. Quando eu levei o Chico a Lourdes, eu falei para ele pensar bem de toda a padraiada lá, com os guias cegos, que daí ia vir energia positiva para ele. Se pensasse negativo, ele iam vir contra.
    2. Visitamos vários lugares lá. Ou você adere, ou dá o contra. Se vai lá, qual é a intenção? Se é má intenção, tem coisa errada, tem que olhar o lado da tacon deles. Tem gente que se sente revigorada, então tá bom.
    3. Agora, entrar lá com um tacape pra falar que eles estão abusando, então vem um monte de gente fora do corpo pra defender com unhas e dentes o pedaço deles.
    4. Se você pensa positivo, vai se sair bem onde quer que for. Se for pensar mal, sai de baixo vem gente em cima.
    5. Esse aqui é um holopensene satélite do meu escritório. Eu já tinha feito um no holociclo.
    6. O meu escritório é onde eu trabalho mais, então tenho que falar que é meu, é um processo egocêntrico.
    7. Lá na mesa de 21m do holociclo, o holopensene também é meu. Uma coisa puxa a outra, eu estou falando isso aqui para vocês estudarem o processo egocêntrico da situação. Eu estou com uma obrigação de manter esses holopensenes todos positivos.
    8. Hoje eu pedi para a senhora que cuida lá de casa, para ela arrumar uma escada e passar um pano em cima dos 9 armários que eu tenho no meu escritório, porque assim vai diminuir os ácaros e outros germes que tem lá. Eu sempre estou defendendo o escritório. Agora, tem gente que chega lá e não quer sair de lá, porque quer continuar ali.
      1. Em Outubro foi uma pessoa lá, e aconteceu isso. Então eu começei a perguntar se ela tinha alguma noção de parapsiquismo, e ela disse que não mas sentia uma coisa indefinível ali.
    1. Nós temos 4 gatinhas lá em casa, e eu cuido mais de uma que me elegeu o escravo dela. Eu deixo ela ficar mais no escritório. Se eu abro a porta as outras querem entrar. Elas quando entram só querem ficar sentadas na cadeira. Isso é o holopensene.
    2. Isso é que nem árvore que a pessoa quer ficar sentada embaixo dela. É o fitopensene com a fitoenergia.
  1. Assinatura pensênica. Tudo que você faz, está deixando um legado seu na terra. Fica para sempre registrado nessa dimensão.
    1. Técnica da autopensenização com predominância no pen é a pensenização com racionalidade, e não com irracionalidade de bicho.
  1. Recin. Os amparadores inspiram mas é você que muda as suas sinapses com o jeito novo de pensar. Eles apontam, dão exemplo, indiretamente, por tabela.
    1. Eles fazem um jeito de você ter inspiração de ir para um livro que tem o que você está precisando.
    2. Tudo você tem que fazer uma autavaliação para ver os fenômenos da sua vida.
  1. Guia cego. Na paracirurgia o guia cego entra ali e tudo que vai ter é tacon. Por mais que seja cirurgia para ajudar, tacon é tacon e tares é tares.
    1. Aquilo vai refletir na vida dessa pessoa e pode refletir na de outras quando aquela pessoa vai escrever um livro e esclarecer outras. Isso aí é tares indireta.
    2. O guia cego está ali desenvolvendo o processo de energia dele, com as paracirurgias.
  1. Transmigração. Os transmigrados têm que pagar o que devem para as consciências, não para o planeta.
    1. Às vezes os que têm interprisão com ele vão junto até.
    2. Se reencontrar a gente não sabe. Essa inseparabilidade grupocármica sempre permanece, mas quem foi para lá vai passar quantos milênios sem a gente ter contato? Quem sabe?
    3. Às vezes você vira serenão de uma hora para outra e vai para lá ajudar o planeta... Daí a coisa é séria. Quem sabe? Tudo pode acontecer.
  1. Trauma. Pode ser uma repressão continuada ou uma lavagem cerebral muito grande.
    1. Trauma é mais abrangente e panorâmico no caso.
    2. Um trauma pode ser sem emoção e eu supero aquilo com pé nas costas.
    3. Se a pessoa ficou é porque ela está animal, com instinto ainda, protorreptiliano.
    4. Quando ela vai na religião, ela nada de braçada e submerge.
    5. Genuflexão acaba com o discernimento. Se a pessoa se ajoelha, joga a toalha. Arranja uma saída para isso. Tem que clarear.
  1. Livro. Preguiça de fazer o índice remissivo é das piores coisas que tem.
    1. Índice remissivo é a melhor coisa que tem para ver as contradições do autor. Faça o índice remissivo que você vai passar o pente fino no seu texto. Dá trabalho mas é bom fazer.
    2. Se o autor dá sem o índice remissivo, faz pra ele, pergunta se ele quer. Se ele disser que não, pergunta se ele tem medo do livro dele, de ter errado lá dentro.
    3. Se ele fala que está cansado do texto, então manda ele tomar banho e voltar depois.
    4. Balzac fazia 30 a 40 revisões de cada página dele. E ele não tinha preguiça não.
    5. Eu também sou assim. Eu não tenho preguiça não.
    6. O encadeamento do processo da idéia do Pacificus chegou no meu limite. Um amigo meu falou que não ia aguentar fazer aquilo nem em 10 vidas. Eu falei para ele que ele também é tranquilo que nem eu, dentro de si, que ele consegue até mais.
      1. Ele falou que ali era uma parafernália da loucura do detalhismo.
      2. Eu falei que lá não estava bem feito, que tem coisa que pode ser muito mais bem feita do que aquilo.
      3. 1000 páginas são do livro, 500 são do processo da forma e da fonte.
      4. Eu acho que vou conseguir, pouco a pouco, mostrar a realidade.
      5. Na hora que ele viu, disse que era loucura. É a exaustividade, o detalhismo. Isso não tem fim.
      6. Quando você arranjar um tema, não tem fim o quanto podemos trabalhar com ele.
    1. E isso é o dedo do gigante. O que sobrenada ali é o iceberg. O cosmos é maior do que tudo que estamos falando ali.
  1. Duplista. Tem que examinar, no holopensene, o que predomina no tempo. Se é o da pessoa ou da dupla.
    1. O da pessoa é o que perdura mais. Os outros são passageiros. Se aquilo vem com o tempo, compara a reação da pessoa nesse ano com a do ano anterior.
    2. Tem que ver isso com tempo. Se for num período reduzido, não dá para ver não.
    3. Se for pegar só o momento evolutivo dela não adianta. O sumo da personalidade se mantém com muito tempo porque é o temperamento da pessoa.
    4. A pessoa sempre vai ter influência dos outros, mas vai ter uma diretriz básica, com cerne, do megafoco que vai permanecer sempre. Tudo passa por fora, mas aquele fica. Esse é o que domina o holopensene, não é o de fora.
    5. O holopensene sempre gira. O que é efêmero, do Zeitgeist passa e vai embora. Tem que ver o remanescente, que dura mais tempo.
  1. Autopensene-holopensene. A interação é porque as pessoas não têm a mesma pensenização. Se elas não têm a mesma pensenização, você vai a um local e o holopensene ali é seu. Se o fulano vai ali e a sua experiência energética e cultural é maior do que a dele, então o seu autopensene vai ajudar o holopensene dele.
    1. O ser uma pessoa só não quer dizer nada. Ter um holopensene, uma pessoa maior, do serenão por exemplo, é muito mais forte.
    2. Ele chega em SP e quer ver as 10 pessoas com mais energia dali e vê na hora. Quer uma pessoa com mais domínio de holopense do que isso?
  1. Patopensene. Quanto mais forte é a pessoa, mais ela domina o ambiente. Quanto mais forte em energia e discernimento, no processo de evolução, mais ela domina o menos evoluído, pela hierarquia.
    1. Isso é praticamente definitivo. Enquanto as pessoas estiverem daquele jeito, vai ser assim. Não tem mutação.
    2. A sobreposição do maior sobre o menor é irresistível. Há uma irresistibilidade, sem patologia, com tudo equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com opiniões e reflexões.