Importante!

A manutenção desta página é independente de qualquer instituição conscienciológica.

NÃO ACREDITE EM NADA!
Nem mesmo no que está postado nesta página de internet.
A intenção desta página é relatar debates das tertúlias, e não relatar verdades absolutas.
Questione e pondere tudo com racionalidade.

Tenha suas próprias experiências!


Encerramento das Atividades

Precisei parar com o blog. Mais informações neste post.

Updates deste Site

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

*1374. Meta Optata - Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009



**************************************************************************

O texto a seguir não constitui transcrição das palavras do professor Waldo.

Por favor, para saber o conteúdo exato das tertúlias, vejam o vídeo ou ouçam o arquivo de audio no site www.tertuliaconscienciologia.org.

Essas anotações são pontos que eu anotei e que estão sujeitos à minha interpretação.

**************************************************************************


Share/Save/Bookmark
***Legenda***
PW: resposta do Professor Waldo;
INT: pergunta da internet;
PES: pergunta de pessoa presente na tertúlia;
(*....): algum comentário meu;
*hh:mm: hora do dia em que determinada parte do texto foi debatida nesta tertúlia;
*Pausa: dei um intervalo porque fui fazer alguma coisa ou aconteceu corte na minha recepção do vídeo;
Negrito:
Epígrafe do parágrafo a seguir ou uma parte do texto que eu achei interessante marcar para chamar a atenção.

*A partir das 12:36

  1. Alcoolismo. INT: meu pai bebe e se sente importante quanto o ouvem falar em bebida. Minha mãe às vezes não consegue dormir bem no quarto por causa do cheiro de bebida. Ele não quer nem ouvir falar em conscienciologia. Seria bom minha mãe separar dele para iniciar a tenepes? Ele está com 65 anos.
    1. PW: separar não, mas dar um esbregue nele seria bom. Interna ele num spa para ele parar de beber, que é o único jeito que alguém com alcoolismo vai parar. O problema todo é o psiquiatra e a internação.
    2. Junte a família toda e leva um ambulância com psiquiatra e pessoa boa, para internar ele por um tempo. Vão dar remédio, ele vai se sentir melhor. Quer dizer, vão fazer a exumação do papai. Ele vai nascer de novo, que nem uma fênix.
    3. Agora, fazer uma coisa destas braba, ele pode querer suicidar ou coisa assim. Tem que ter psiquiatra nisso.
  1. Pré mãe. INT: Quem são as pessoas que cuidam disto? PW: tudo indica que a pré mãe surgiu no século XX, e antes não tinha do jeito que eu falava. Era um assunto novo no planeta.
    1. A pessoa não precisa ter a informação parafisiológica muito grande do problema não, porque toda consciência evolui mais ou menos do mesmo jeito em todo o cosmos. O que varia é o veículo físico, mas a evolução em si é mais ou menos a mesma.
    2. Então todo mundo pode ser pré mãe, desde que tenha uma noção do holossoma, a inteligência evolutiva e tudo mais. Eles se adaptam ao nosso processo, do mesmo jeito que nos adaptamos ao dele.
    3. Eu fiquei sendo pré mãe umas décadas (?).
  1. André Luiz. Ele já estava renovando umas coisas, porque a área dele era de ciência. Quando ele veio estava jejuno. Agora, ele andou trabalhando com a gente e está fazendo o resgate desta turma de espírita que está querendo melhorar.
    1. Ele já encaminhou um monte de gente que chegou aqui até. Só falta criança quando quando chega falar pra mim "olha, foi o André Luiz que me mandou pra cá, tá bem?".
    2. Ele estava com idéias de ressomar aí, vamos ver como a coisa caminha, mas não sei como está agora...
  1. Meta Optata. O que mais interessa são as metas a longo prazo, de desperticidade e ofiex. O pessoal da assinvéxis pode alcançar isso com o pé nas costas.
    1. A pessoa que falou que a meta optata era para a próxima vida o que era de longo prazo. Então eu falei que ia cuspir na cara dele, para ele descruzar os braços e parar de ver a banda passar. Não dá né, não dá...
      1. O cara era gente nova. Isso é um lixo, eu não cuspi, mas falei, não podia deixar passar.
      2. O que a pessoa está fazendo em Foz? Está sendo laranja?
      3. É falta de arregaçar as mangas. A pessoa não quer assumir-se. Uma das piores manifestações de autassédio é justamente esta condição de medo, medorréia. Esta é a medragem, o medo do cara. Assusta fácil? Tem que colocar isto na cara da pessoa.
      4. Se um jovem é covarde, como é que fica? Agora, é bom analisar a vida dele, se ele era reprimido pelos pais, ver se tem algum sinal no joelho mostrando que ele ajoelha de vez em quando. Isso dá impacto no cara.
    1. Eu acho que a comédia de situação para o jovem é muito positivo. Seria bom fazer. Tem resultado, que eu vi acontecer e ser bom já.
  1. Dia dos mortos. Dá um pouco de trabalho para atender a choradeira do corpo, mas às vezes serve para esclarecer os parapsicóticos tapados aí no extrafísico. Ajuda quando mandam alguma energia, às vezes dá pra encaminhar.
  2. Dessomatologia. O amparador ideal para dessoma é o acolhedor.
    1. Inseparabilidade grupocármica depende das conveniências e processos que existem e tudo é visto com amor e carinho pelo evoluciólogo, que olha o papel daquela pessoa no grupo evolutivo e como minipeça dentro de um maximecanismo interassistencial.
    2. A maior crise de crescimento extrafísica é do curso intermissivo, o CI.
  1. Ascenção cosmoética. Nós não gostamos de usar o termo ascenção como em ascese porque é uma expressão muito desgastada e usada por misticismo.
    1. O que interessa aqui é a melhora da cosmoética, como na meta optata.
  1. Não intermissivistas. Muita gente aqui chega e não teve intermissivo, mas vê que as nossas coisas têm lógica e então entra para a conscienciologia.
  2. Proéxis. O objetivo é a meta optata. Agora, você realizou esta meta? Até o fim do século todo mundo deve se perguntar se conseguiu. Agora, antes que algum ou alguma evolucióloga te pergunte, você deve se perguntar e responder.
  3. Imperturbabilidade. Você tem que fazer o casamento do psicossoma com o mentalsoma... *cortou
    1. É com muita gente com disparidade, de 20 ou 30 anos uma da outra. É o QI, o QE. O Quociente Intelectual e o Quociente Emocional. Tem também o QB, que é o Quociente Biológico.
  1. Maturidade emocional. O povo esteve examinando e achou que eu não tenho a idade biológica que deveria. Eu devo ter uns 2 ou 3 anos menos. Eles podem dizer até que são 15, mas não é bem assim.
    1. Agora, a idade emocional e depois a idade intelectual. Intelecual, uma boa parte do povo chega com ela alta, porque o curso intermissivo mexeu com o mentalsoma deles, colocando numa câmara de reflexão, para melhorar.
    2. O processo emocional, não tanto, que é mais difícil por causa dos instintos, que com o restringimento humano piora e volta tudo do passado.
    3. A paragenética neste ponto se submete à genética e a mesologia confirma.
    4. O ideal era casar as três idades, pelo menos a emocional, mas é difícil.
    5. Tem pessoas com idade emocional de 70 anos e idade emocional de 5, usando até o mesmo vocabulário.
      1. Uma das piores coisas que tem é a síndrome do infantilismo.
    1. Domínio das energias e parapsiquismo são justamente para ajudar nisto, para melhorar o emocional.
    2. Eu acho que sempre que se faz um conscin cobaia, deviam fazer uma média de idade emocional para a pessoa.
    3. Às vezes chega uma senhora com cara de criança, jovem, mas com uma mentalidade que corresponde à aparência. A emoção ficou parada no tempo junto com a biologia. Se a pessoa é inteligente, ela pode equilibrar isso, pode melhorar o processo.
      1. Ninguém veio aqui para ser eterna criança. Esse processo de idade é bom dar uma olhada.
    1. A Assinvéxis deve falar bastante nisto, no porão consciencial, que é quando a pessoa está com idade de 10 ou 12 anos.
      1. Pode-se pegar até pessoa com 20 e poucos anos e idade de 10.
      2. As moçinhas que estão dando a luz com 10 ou 9 anos, têm a inteligência emocional baixa - não souberam se mexer, não usaram pílula nem nada para previnir.
      3. O status que elas conseguem é o da criança, do carrinho de bebê no supermercado, que é um tipo de pódium para elas.
    1. Maioria dos casos é de mãe e pai que são muito líderes dentro de casa e acabam criando um filho cmo síndrome do canguru.
      1. Quase sempre a maior responsável é a mãe. O filho tem o índice emocional baixo.
    1. Têm homens fortões com três cérebros, um em cada braço, um na cabeça, e nenhum funciona. Têm idade de 9 anos ou ficam só jogando videogame.
    2. Tem muita mulher assim que também vai para o bingo, porque lá ela se realiza, fica calma.
  1. Face adulta. É o processo de desenvolvimento. O nome é facies fetalis.
    1. A pessoa faz uma recin e fica com o rosto envelhecido de um dia para o outro quase.
    2. A pessoa fica segurando o processo infantil e tem a hora em que ela volta e adquire a maturidade, e os genes também deixam a parte biológica dela se manifestar ali (?).
    3. Ela vê a realidade dela e fica encantuada. Essas coisas existem.
    4. Em alguns casos a pessoa mantém a mentalidade emocional atrasada como fuga intencional e isto também deve ser examinado.
    5. A pior coisa é quando você acha uma pessoa com síndrome infantil, fala do mesmo jeito e trabalha na área.
      1. Geralmente quando é moça, ela é sedutora, e casa com um cara super inteligente.
      2. Depois o cara vem chorar chupando dedo, mas daí ele tem que cuidar dela, como se fosse uma caçula.
      3. Ano passado teve um caso violento aqui, o cara me chorando as mágoas. Um engócio terrível, coitado, ele já tinha pensado em todas as saídas.
      4. Daí eu fui conversar com a moça para ver o que podíamos fazer. Eu falei para ela que queria envelhecer ela, que eu tinha ido estudar no Japão como rejuvenescer a pessoa, mas que com ela tinha que envelhecer. Ela falou que não entendia, e eu falei que ia explicar até ela entender.
  1. Escala de idades mentais. Aí entram as carências e necessidades que a vida dá para a pessoa. Os traumas que ela leva durante a vida...
    1. O processo da infância depois adolescência, depois o processo profissional, depois a dupla evolutiva. Tem que ver a idade em que estas coisas ocorreram para sintonizar com a vida da pessoa.
    2. Se esta pessoa casou aos 15 anos ou aos 35. Têm idéia diferente de acordo com a cadência das idades cronêmicas, o problema biológico, o instintivo e o intelectual, do discernimento e da cognição.
    3. Tudo tem que ser levado para a cognição, para ver o nível de lucidez da pessoa.
    4. Quem é zero à esquerda é quem deve ser visto com mais cuidado.
    5. Uma pessoa pode dar muito show mas não resolver nada.
    6. O problema todo é a hora que a pessoa fica encantuada.
  1. Quociente emocional. Para elevar ele, o bom é ler muito. Registrar as coisas também, e fazer apontamentos e ainda debater tudo, levando para o pensamento, o raciocínio, que é o que falta numa pessoa emocional.
    1. Ela tem preguiça de queimar mufa. O bom é queimar a mufa para escorrer o cérebro, pensar muito.
    2. O primeiro laboratório a se fazer é o da pensenologia.
  1. Transgressores. Muita gente aqui era transgressor da lei e agora é intermissivista. O problema é um crescendo evolutivo, do curso intermissivo para a cognópolis.
    1. É possível atingir sim um intermissivo após uma vida de transgressões.
    2. O problema é fazer o livro e ter o compléxis depois do intermissivo.
    3. Se uma pessoa quer mudar, use a técnica do mais um ano de vida, que daí a pessoa consegue mudar de uma hora para outra.
    4. Esta técnica não só para quem está na terçeira idade. O povo jovem, inversor já deve fazer isto também!!! E também a técnica dos 50 dicionários.

*13:28

  1. Unidades de medida. Na escala evolutiva existem estas coisas sim. O nosso problema é a mudança das metas.
    1. A meta optata é insubstituível, imperiosa, impositiva, inevitável e não tem saída. Não temos como escapar desta.
  1. Meta optata antecipada. É a dos inversores.
    1. A retardada é a que chegou tarde, da terçeira idade. Eu chamo de madura, mas o termo técnico seria serôdia, que chegou depois da hora, mas ainda tem tempo.
    2. Tem criança que chegava aqui querendo ir no laboratório, e a maioria meninas. Eu autorizei alguns, que tem que pedir autorização antes para ver se não vai ficar doido nem anda.
  1. Crianças. Eu acho que a partir de 1 ano de idade já se pode pensar em meta evolutiva.
    1. O povo já está colocando para nadar, ir à escola.... Então é mais ou menos 1 ano de idade.
    2. Minha próxima vida vai ser o máximo, a pessoa começar a estudar com 5 dias de vida.
  1. Ex criminosos. Eu sei de pessoa que assassinou outra mais ou menos em 1821, por aí. Mas aconteceu uma porção de coisas, ela chegou hoje por aí e já fez curso intermissivo, e é homicida.
    1. O que ela fez neste período a gente não sabe e também nem o que ela vai fazer na proéxis dela. Agora, neste caso a gente tem certeza, porque eu era Zéfiro e depois vi as coisas bem claras. É a pessoa mesmo.
    2. Tudo quanto é crime tem atenuantes e agravantes e têm relação com o grupo. Isto tudo temos que ponderar.
    3. Agora, eu acho que todo processo de assassinato é complicado e complexo. Há uma sofisticação muito séria nas consequências.
    4. E não é assassinato de legítima defesa não, é coisa ponderada. Por isto é importante estudarmos muito o law and order e coisas criminalísticas.
    5. Um movimento como a queda da bastilha na França, só de estar lá, já se esteve participando de um assassinato, que foi um processo de grupo.

*Pausa

*13:43

  1. Capacidade mental. É o mais sério que precisamos ter no cosmos. São os atributos de cognição. A pessoa tem que assumir aquela condição.
  2. Briga demagógica. Não adianta brigar em demagogia.
    1. Professora de grita não presta. Bater em bumbum de criança também não presta.
    2. Tudo tem que ser com diplomacia. Agora, brigar, não dá sério.
    3. Se a briga é de quem comanda, da administração, daí já afundou a instituição.
    4. Se a briga é entre o assistente e o assistido, os dois têm que ser internados, foi para o buraco tudo.
  1. Jurado popular. Na dúvida tem que abençoar o réu. Agora, se ver que é sério, e que aquela pessoa solta é capaz de matar mais gente, então tem que ponderar e levar a pessoa para algum hopital.
    1. Se entrar para o júri, tem que ser cidadão consciente.
    2. Na dúvida abençoar e ir a favor, mas se ver que é coisa séria e óbvia... Tem que falar.
    3. Você vai dar uma indicação, mas quem vai dar a sentença é o juiz, junto com o ministério público.
    4. Uma coisa boa que todo jurado devia ver é se o advogado que defende o réu é de perta de cadeia. Se for, é melhor mudar, porque não é correto uma coisa destas. Se for para deixar um advogado que já está condenando o réu antes...
  1. Mais um ano de vida. Uma pessoa na quarta idade, o tempo para ela vale muito mais do que para um rapaz de 18 anos.
    1. Um ano de vida não é o mesmo para você e para mim. O do jovem é de férias, o meu é de dia útil.
    2. O inversor, através do mais um ano de vida, deve especificar os detalhes da proéxis dele como nunca. Fazer um balanço, um inventário e ver o que precisa fazer. Depois ele tem que pospor, porque era só jovem ainda.
    3. O ideal é o jovem publicar um livro, depois outro melhor na maturidade e outro que vá ser a obra prima na terçeira idade.
  1. Livros. A maioria das pessoas demora muito para fazer o primeiro livro, menor para fazer o segundo e menos ainda para fazer o terçeiro, obra prima.
    1. O ideal era demorar para fazer o primeiro, mais ou menos para o segundo e muito mais do que tudo para o fazer a obra prima.
    2. A pessoa deve estar trabalhando em 4 livros ao mesmo tempo.
    3. Eu queria fazer um dicionário antes de fazer a enciclopédia, para mostrar que eu era bom lexicógrafo, mas vi que não adiantava, que ninguém tinha me criado problema e então queimei etapas. O tempo todo, o meu processo era esse.
    4. Meu primeiro livro eu fiz com lápiz e capinha dura, e tinha 17 anos. Tudo que eu tinha naquela idade uso até hoje. É um absurdo um negócio destes, mas é um fato. Ainda uso aquelas anotações.
    5. Por isto que tem uma série de livros que fiz para mim mas não publiquei.
    6. Um catálogo de comics do Brasil que eu fiz, por exemplo, eu não publiquei.
  1. Qualidade do temperamento. É muito difícil a pessoa corresponder logo de início a todas as capacidades que a pessoa tem quando saíu do intermissivo. Geralmente demora um pouco.
  2. Livros de vidas anteriores. O que mais me ajudou nesta e outras vidas foram livros de fenômenos, de como mexer com energias, técnicas.
    1. Hoje eu já sou mais ou menos lúcido para o assunto, mas quase sempre é um dos pontos para ser pesquisado.
    2. O que vai ajusar mais vocês todos são livros de interassitencialidade, de cosmoética.
      1. Uma das coisas mais sérias das que eu falo aqui é o EV e a tenepes.
  1. Tenepes. Ontem eu estive na ressomatologia e quase todo mundo fazia tenepes lá. Eles estavam de acordo.
    1. O que mais vai ajudar o povo na dessomatologia é a tenepes, porque eles vão trabalhar com defuntos.
    2. São defuntólogos, então a tenepes é o melhor a ser estudado.

*13:57

  1. Pensene homeostático. A maioria do povo aqui tem pensenes homeostáticos, mas sempre aparece algum patológico.
    1. Então é necessário ver o percentual de homeostase na pensenidade de cada um (?).
    2. A primeira coisa a ver é qual o materpensene da pessoa e o que ela vê mais. Nem sempre o que ela mais estuda é o materpensene dela. Pode ser uma alavanca, um acessório, ou um vício dela. Tudo isso temos que olhar.
    3. Quem examina o pensene e aprofunda, fica sabendo tudo da pessoa. Vai nos gurgumilos dela e entende tudo. Você não tem mais surpresas.
    4. A pensenização é o que a pessoa pensa o tempo todo. Nós somos o que pensenizamos. Ninguém aqui fica sem pensenizar, nem quando dorme.
  1. Meta optata. A minha meta agora é a enciclopédia. O resto é tudo secundário. Vocês são secundários, as coisas que eu mexo são secundárias... Tudo são meios, vocês são meus meios.
    1. Agora, a meta da enciclopédia são vocês, já é outra coisa. A enciclopédia é a minha meta, mas ela é para vocês.
    2. Eu estou no meio de vocês, sou o primeiro leitor.
    3. Eu falo demais para vocês serem autores, porque o maior leitor que um autor tem é ele mesmo, porque ele contruíu o texto, e viu os originais.
    4. Quem lucra em primeiro lugar com um livro sério e profundo é o autor, que é o grande leitor, o prioritário do seu trabalho científico, do seu artigo, seu livro e obra prima.
    5. Então cadê o livro?
  1. Democracia pura. A nossa próxima meta optata aqui é fazer uma democracia pura na cognópolis. Vamos fazer 100 anos em 10 então.
    1. Hoje eu já desmascarei uma boa parte do povo que achava que eu era visionário.
    2. Eu antes falava em 1000 anos para a humanidade chegar numa coisa destas, mas é um tempo simbólico. Eu acho que deve demorar mais.
    3. Vamos pensar no Moisés, o Confúcio, como é que fica? Aquele negócio todo que vem de lá para cá?
    4. Vocês têm que bancar o detetive da filosofia, para descobrir onde está este povo todo.
    5. Moisés era o grande egípcio que até hoje os judeus batem palmas para ele.
    6. Dentro da nossa democracia pura é mais fácil fazer isto aqui dentro da cognópolis do que no Paraná inteiro ou até em Foz.
      1. Nós temos que dar exemplo.
  1. Mais um ano de vida coletivo. Se todos aplicassem a técnica ao mesmo tempo agilizaria sim.
    1. Seria bom dar um curso sobre isto.
    2. Façam um curso sério sobre o assunto e tragam aqui que eu vou fazer propaganda.
    3. Tem que analisar todas as idades para acabar com um tabu de que é só para quem está na UTI, na terçeira idade.
    4. Tem que acabar com todos os mitos e tabus em cima disto.
  1. Moleza evolutiva. A evolução dá uns empurrões naturais nas pessoas que fazem corpo mole com a evolução dela.
    1. A pessoa é mole quando não tem vicissitude séria. Ela começa a levar mais a sério quando tem problema sério.
  1. Consciencioterapia. Quem fala a verdade, acaba levando ataques, isso é natural. Os assediadores atacam mesmo.
    1. É importante ter confiança de que há amparador examinando e ajudando nos períodos críticos e saber que tem amparador ajudando sériamente.
    2. A vida é assim, não podemos deixar a peteca cair.
  1. Ordem. Ofiex, compléxis e desperticidade, algumas pessoas acham que é a ordem mais correta.
    1. Vale a pena pensar mesmo na situação, como é que é a condição da situação.
    2. Desperticidade o vital para atingir ela é a pessoa ter 20 anos de tenepes.
    3. Eu acho muito difícil a pessoa alcançar a ofiex se nunca mexeu com isto em vida anterior... E quem mexeu com isto em vida anterior é raríssimo. São as amizades raríssimas. Então a pessoa tem que segurar mesmo os 20 anos.
    4. Eu pratico a tenepes há muitos 20 anos, mais de 1, e a gente não viu isto.
    5. O problema fora de série é que a tenepes fica fazendo parte da sua personalidade. Depois de alguns anos você não sabe viver sem a tenepes e do jeito que toma banho ou almoça, vai fazer a tenepes.
      1. Então o jeito que veste roupa, vai fazer tenepes.
      2. Você quando faz tenepes, almoçou, ou jantou? Usa roupa? Foi depois do sono ou antes do sono?
    1. Tudo com o que você mexe na vida tem relação com a tenepes. Com o passar do tempo aquilo faz parte da sua respiração.
    2. Alguns tenepessistas já sabem disto. Tem gente que vem aqui e tudo que a pessoa pergunta diz respeito à tenepes, sem falar que é tenepes, mas a lupa que a pessoa usa é a tenepes.
    3. Isso é o ideal, para a turma que está fazendo isto pela primeira vez na vida, usar a lupa da tenepes é o ideal, mas demora.
    4. Deixe a tenepes absorver você. Deixe a tenepes monopolizar você, porque é a interassistencialidade que vai monopolizar a pessoa.
    5. Todo mundo que prioriza a tenepes caminha mais rápido com as coisas, com discernimento, com parapsiquismo e atinge o processo da ofiex mais depressa.
    6. Todo mundo que pratica a tenepes e fica mais de ouvido e menos de boca, evolúi mais depressa, porque há uma tendência nisto.
    7. Quando eu começei a falar de tenepes, um monte de gente gostava de falar que fazia tenepes e mostrar, e hoje as pessoas já ficam mais caladas, e ficam mais low profile. Isso mostra que estão levando mais a sério. Isso é bom, o low profile.
    8. Agora, é difícil uma pessoa chegar nesta minha idade com 77 anos tendo parapsiquismo e sem tenepes.
      1. O Chico era encucado com isto, porque ele nunca tinha visto ninguém chegar na minha idade com este parapsiquismo e lucidez, que nem quando eu era jovem. O que segura esta condição é a tenepes.
    1. O que ajuda é você gostar do processo, ter motivação com a tenepes. Quanto mais motivação a pessoa tiver, mais ela vai ter. Agora, não pode mostrar isto, por isso que fica mais de boca calada e ouvido aberto.
    2. Quanto mais o tenepessista caminha, mais ele fica sabendo de coisas que não pode falar. Então a tenepes tem mais sefredo do que o SMI (?).
    3. Agora, tudo isto vocês podem comprovar fazendo a tenepes.
    4. Uma pessoa chegou aqui e estava começando a tenepes. Eu falei para ela praticar e desafiei ela. Depois de um ano ou dois o cara apareceu e tinha comprovado algumas coisas.
      1. A tenepes permite esta comprovação fluente, encaminhada e consecutiva, dentro do processo, e movimentando a multidimensionalidade, que é o parapsiquismo.
    1. Com a tenepes você segura a paraprocedência o tempo todo, mas com a ofiex, você já está na paraprocedência o tempo todo.

*Comerciais

*14:21

***


2 comentários:

  1. Para baixar o vídeo desta tertúlia, no 4shared, clique no link (título do verbete em letra maiúscula) logo acima. Lembrando que o 4shared disponibiliza 7 minutos do arquivo, para visualização imediata.

    ResponderExcluir
  2. Para escutar e/ou baixar o áudio desta tertúlia, no 4shared, clique no link (título do verbete em letra minúscula) logo acima.

    ResponderExcluir

Comentem com opiniões e reflexões.