**************************************************************************
O texto a seguir não constitui transcrição das palavras do professor Waldo.
Por favor, para saber o conteúdo exato das tertúlias, vejam o vídeo ou ouçam o arquivo de audio no site www.tertuliaconscienciologia.org.
Essas anotações são pontos que eu anotei e que estão sujeitos à minha interpretação.
**************************************************************************
PW: resposta do Professor Waldo;
INT: pergunta da internet;
PES: pergunta de pessoa presente na tertúlia;
(*....): algum comentário meu;
*hh:mm: hora do dia em que determinada parte do texto foi debatida nesta tertúlia;
*Pausa: dei um intervalo porque fui fazer alguma coisa ou aconteceu corte na minha recepção do vídeo;
Negrito: Epígrafe do parágrafo a seguir ou uma parte do texto que eu achei interessante marcar para chamar a atenção.
*A partir das 12:44
- Tempo. Eu não meço o meu tempo pelas horas, eu meço pela semana, pelos dias. Isso é a subentrância.
- Encenação. Eles fazem encenação para dizer que o cara vai falar só a verdade.
- Isso é para fazer uma sonenidade lá na hora. Por isso que eles usam aquela beca pra ficarem ombrudos.
- Lá no faroeste eles usam uma bíblia e uma arma, um em cada mão.
- Testemunho bibliográfico. Nós temos testemunho quando a pessoa escreve um livro sobre a reciclagem da vida dela (?), que nem as nossas pessoas aqui.
- Persuasão. É burro quando uma pessoa quer persuadir outra. Agora, a comunicação é uma coisa positiva.
- Eu informo, mas sem fazer a intrusão na vida da outra pessoa. Esse é o espírito do princípio da descrença.
- Tudo depende do grau de entendimento da própria pessoa, não do outro.
- A própria pessoa faz a experiência dela para comprovar ou não o que o outro falou.
- Eu sempre falei que estou careca, com essa barba toda, e que depois dos 60 as pessoas começam a bater pino, então para a pessoa achar a própria persuasão dela, com a própria pesquisa e constância.
- Laringochacra. A mulher tem o laringochacra mais desenvolvido do que o homem.
- Kelvin Van Dine. O livro "Técnica de Viver" é o melhor deles, do Kelvin Van Dine.
- Ele fala lá dos violadores de almas, que é o que mais acontece nesse mundo aqui né.
- Em Brasília temos a terra dos violadores de almas.
- O Kelvin é conscin agora. Ele é meu amigo de muito tempo, é dos nórdicos lá, que já passaram por tudo - escravidão africana e o diabo nas vidas anteriores e hoje é bem capaz que esteja com o povo que foi para a Finlândia.
- Esse nome, Van Dine, é bem do tipo daquele povo que ele já usou né.
- Ele ia ressomar uma semana depois que terminou de psicografar o livro comigo, ele me falou.
- Lá a técnica de viver é isso né, que é o título do livro. Eu procurei pedir para os amparadores pra escrever livro neste sentido. O conduta espírita é mais ou menos esta mesma coisa. Eu começei com o conduta espírita e terminei com o técnica de viver.
- Agora, pouco antes do o Técnica de Viver, tivemos o livro do Balzac, que publicamos lá.
- Foi mais ou menos em 65, por aí. Esse é uma cabeça. Ele deve estar mais ou menos com meia idade agora. Às vezes ele tinha uma mini vida apenas para completar alguma coisa, não sei o que pode ter acontecido e não dá pra chutar, é um perigo.
- Pode apresentar uma série de hipóteses, todas furadas.
- Instituto. Teve vez que estávamos tendo problema no instituto, de reciclantes pisando na cabeça de inversores e eu tive que intervir, senão ficavam só brigando entre si.
- A maioria eram mulheres, que estavam brigando entre si.
*12:59
*Pausa
*13:37
- Testemunho. Se uma pessoa não quer mostrar quem ela é, é melhor sumir do mapa. Se ela aparecer em algum lugar, ela vaie star mostrando como é a personalidade dela.
- Docência no IIPC. Para pessoas da religião ou ciência convencional, não precisa falar nada para eles nem convencer ninguém.
- Quando eu estava começando e eram poucos professores, a pior coisa que teve foi a briga entre duas professoras que eram as maiores que nós tínhamos.
- Fomos filmar uma para ela ver como era a impostação da voz, o que errava e tal, para ela se ver e depois podermos apontar para ela corrigir os erros.
- Quando fomos fazer a outra, então ela começou a dar o contra, daí veio a primeira e as duas se atracaram, foi preciso apartar a briga. Coisa de mulher né.
- Este foi o maior problema que eu tive.
- Havia um amigo nosso que gostava muito de aparecer com a filosofia para ver se por ela acabava com os meus argumentos, mas com o tempo ele sumiu.
- Outros vinham com argumentos mais reles, de misticismo e também sumiram com o tempo.
- Outra coisa era uma pessoa falar sem balançar os balangandans, sem sutiã. Eu então falava para a mulher que ela tinha que usar o sutiã, porque senão os alunos ficavam só olhando para os seios dela e ninguém aprendia nada. Coisa folclórica né.
- Com o passar do tempo as coisas melhoraram e começaram a se encaminhar por si.
- Quando eu começei a lançar livros, então só eu falava, mas com o tempo, outros começaram a lançar também e a ter mais debates, taí tudo ficou melhor.
- Eclâmpsia. Isso não é bom falar aqui para ficar gravado. Qualquer coisa vem aqui e me faz a mesma pergunta da boca para o ouvido que eu falo tudo direitinho.
- Mensagens falsas. Tem gente recebendo mensagem do Kelvin Van Dine até hoje, sendo que ele já ressomou há tempo. Tudo é falso.
- Também tem gente recebendo mensagem da minha mãe, sendo que ela também está ressomada há muito tempo na Finlândia. Tudo mensagem falsa.
- Estado Vibracional. Com o tempo você fazendo mais o EV aumenta suas energias.
- Então vá e acamboe todo mundo com santidade, para ajudar as pessoas e abrir caminho. Com o tempo você vai superar qualquer problema.
- Vida de escravidão. A minha vida em que fui escravo é meio difícil falar quando foi, porque já faz um tempinho...
- Hoje eu também sou escravo, mas não é bem escravo, eu sou é refém, da enciclopédia que estou fazendo.
- No caso sou escravo desde de manhã hoje.
- Ensino à distância. Eu vejo que vai acontecer uma perda inevitável que nem com a medicina, onde as pessoas já usam tanta máquina que diminuíu o contato entre médico e paciente.
- O problema do contato, eles reafirmam com a psicologia, que a criança quando nasceu tem que estar junto ao peito da mãe, ter contato. Isso é um fato.
- Agora, na educação, se começa com a criança, a Evolucin. Quando começar a ficar tudo à distância para criança, não vai dar certo mesmo.
- A maior prova de que o negócio é difícil, são essas conversas românticas de sexo pela internet. Há muita morte e estupro com isso. O Law and Order tem várias histórias baseadas em fatos reais onde o cara criminoso arranjou 18 namoradas pela internet e estuprou 7 por exemplo.
- Tem que acabar com as cerimõnias da vida. Eu vivo indo contra moldura, por exemplo com a esteira aeróbica, que você não precisa sair de casa, não tem ninguém para incomodar. A vida é o caminho da esteira aeróbica.
- A pessoa pode até andar na esteira aeróbica falando no telefone, num microfone e gravando alguma coisa, vendo televisão...
- Então vamos usar isso aí da melhor forma possível, que isso aí veio para ficar e também está caminhando para o autodidatismo, porque a pessoa estuda por si só, sem ninguém em cima dela e o aluno também não precisa pedir para ir ao banheiro.
- Agora, olhar a pessoa olho no olho é o melhor que tem para comunicação, e é assim que é o melhor para se dar aula... Mas essa tecnologia veio para ficar, e as carteiras vão ser substituídas por computadores. Tudo indica, é terrível.
- Psicose maníaco depressiva. A pessoa com o transtorno bipolar tem que ir no psiquiatra e legar a pessoa que ela mais gosta junto para ajudar ela a expor a situação ao psiquiatra, ainda mais que ela geralmente tem problemas com a memória.
- Então das coisas mais sérias é ir ao psiquiatra acompanhado para mostrar a realidade que tem.
- Exercício físico é importante e remédio também. Também arranjar uma vida em que a pessoa não tenha muita contrariedade.
- Das piores coisas que tem na contrariedade é que a pessoa dai da excitação dela e entr anuma depressão violenta, num minuto.
- Tem casos em que a pessoa procura uma contrariedade só para mudar o comportamento dela e entrar na depressão, isso instintivamente, que nem um animal.
- Isso vem com a excitação da fase maníaca que ainda não satisfaz a pessoa. Para tratamento a longo prazo eu vi que o que ajudou foi ela ver com toda autocrítica quando ela quer mesmo melhorar, quando é que ela vai ter um ataque, uma crise, um surto e então abortar o processo.
- Já vi gente chegando aqui falando em suicidar, que muita gente bipolar vai para o suicídio, e muitas delas melhoraram e hoje são outras pessoas, até dão aula e tudo em universidade, sem ninguém perceber que ela teve bipolaridade tão séria.
- Há casos em que se a pessoa quer, ela consegue, mas tem que querer, senão não adianta.
*13:57
- Capoeira. É um negócio que o povo gosta, folclórico.. Agora, eu sempre pergunto para a pessoa se ela usa o berinbau também na capoeira.
- Genealogia humana. Nós somos originados dos macacos. Agora, ninguém dos mais evoluídos perde tempo pensando em quem foi que criou o primeiro pensamento, que seria o primopensene.
- Eu já tenho um monte de problemas com os meus pensamentos, então para quê que eu vou ficar querendo saber de onde é que veio o primeiro de todos?
- A nossa realidade são os 9 bilhões (??) de bactérias que temos no corpo e ver o bem estar dos nossos dias hoje, agindo com ações que possam criar resultados positivos para nós, hoje.
- Distúrbios psiquiátricos. Todos eles têm um percentual de manifestação na pessoa. Tem que ver pela anamnese da pessoa.
- Tem também que ver os acidentes que ela teve na vida dela, essas coisas todas.
- O pior que tem no diagnóstico para quem não é médico especializado, é a pessoa admitir quando você fala que ela tem bipolaridade mesmo. Ela já vê que é uma doente mental.
- Eles mudaram o nome de "psicose maníaco depressiva" para "bipolaridade" que é uma palavra até bonita. Então este estigma de ser diagnosticada, é uma dificuldade.
- Só a pessoa que já jogou a toalha mesmo vai no psiquiatra. Às vezes ela vai só com camisa de força, quando não quer admitir que tem problema nenhum e já fez tudo que era coisa errada.
- Se for falar com a pessoa tem que ser devagar. Tem que ser com rapport para a pessoa entender e não ficar reativa.
- Os assédios extrafísicos às vezes não são diretamente na pessoa, podem ser na família. Isso tudo eu tenho visto o tempo todo.
- Têm casos em que o paciente bipolar é o portavoz dos assediadores da família, por ser mais sensível.
- Quando a pessoa vai num psiquiatra deve ir num que é de fora do círculo de relações dela, às vezes até em outra cidade, porque daí ela vai admitir que é doente mental, já que ninguém vai saber de nada. Isso ajuda muito.
- Às vezes a primeira coisa é não usar um psiquiatra próximo nem da família não, é bom pegar um que seja de longe, para começar e não assustar o passarinho. Psiquiatra é necessário para isso tá. Não é psicólogo não.
- Psicologia pode ajudar num monte de coisas, mas o caso aí é mais sério, mais embaixo.
- Senso de prioridade. Ele sempre é importante e o voluntariado é bom para despertar a parte teática do processo do senso da fraternidade.
- Com isso devemos ir para um círculo virtuoso, de fraternidade.
- A instituição conscienciocêntrica é para a pessoa desenvolver justamente isso.
- Uma hora ela vai querer ver como é o CPC dela, o código pessoal de cosmoética. Se ela já é candidata a ser minipeça num maximecanismo.
- A pessoa quer ver um jeito de manter aquele statu quo da vida dela. Ela não quer entrar em conscin cobaia, nem fazer nada disto. Ela fica arrepiada igual à pessoa com medo do filme de terror, tampa os olhos para não ver.
- Isso é o princípio do começo para a pessoa ter a fraternidade grande.
- A pessoa tem um statu quo do que acha importante, a partir da balança da religião que fez lavagem cerebral nela. Até ela fugir disto para entrar no senso da fraternidade, demora.
- A pessoa de religião então não tem senso de fraternidade, porque religião não tem fraternidade - é sectária.
- Quando eu falo aqui para ninguém acreditar em nada, ter a própria experiência e ver o quê admite dentro da existência dela, já ajuda a pessoa a caminhar para sair disto.
- Pele. As pessoas passam um tempo aqui em Foz depois voltam para a cidade poluída que morava antes e as pessoas acham que elas fizeram plástica, porque a pele encardida de poluição acabou limpando com o ar da cidade limpa.
- Eu perguntava se as pessoas queriam fazer plástica, então para ela ir fazer tenepes em Foz do Iguaçu.
*Comerciais
*14:17
***
Para baixar o vídeo desta tertúlia, no 4shared, clique no link (título do verbete em letra maiúscula) logo acima. Lembrando que o 4shared disponibiliza 7 minutos do arquivo, para visualização imediata.
ResponderExcluirPara escutar e/ou baixar o áudio desta tertúlia, no 4shared, clique no link (título do verbete em letra minúscula) logo acima.
ResponderExcluir